26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraRequalificação do Cabo Espichel aguarda negociações entre autarquia e Confraria

Requalificação do Cabo Espichel aguarda negociações entre autarquia e Confraria

Assembleia Municipal espera proposta do Turismo de Portugal e adia votação para reunião de dia 30

 

- PUB -

Depois de vários avanços e recuos, a requalificação do Cabo Espichel poderá registar progressos nos próximos dias. A Câmara Municipal de Sesimbra encontra-se em negociações com a Confraria relativamente ao destino de uma das suas alas e, caso ambas as partes cheguem a acordo, será possível avançar para concurso público.

O início deste processo remonta a 2000, quando o Estado assumiu o compromisso de requalificar o Santuário e as alas Norte e Sul do mesmo. A Igreja foi requalificada, mas as alas continuaram à espera de uma intervenção que nunca chegou, até que a autarquia, após várias reuniões, adquiriu a ala Norte em 2016 por 360 mil euros, assumindo também a responsabilidade de recuperar a ala Sul e, posteriormente, entregá-la à Igreja.

Em 2018, o município propôs à Confraria ficar com metade da ala Sul por via de direito de superfície, de modo a “alavancar o projecto turístico colocado em concurso público” e de o tornar mais interessante para qualquer promotor hoteleiro, explicou a vereadora Felícia Costa. Foi, então, celebrado um protocolo nesse sentido mas, no ano seguinte, a Confraria quis acautelar-se e tornar o documento “mais explícito”, sublinhando que no caso de haver incumprimento, caberá à Câmara Municipal responder perante terceiros ou perante a Confraria.

- PUB -

“Não há ninguém que avance para investir 6, 7 ou 8 milhões para a requalificação das duas alas com a ameaça de que a qualquer momento poderá perder a ala Sul”, frisou a autarca. Perante este cenário, a autarquia colocou em cima da mesa três opções numa reunião com a Confraria. A primeira passa por retirar a possibilidade da resolução do direito de superfície, sendo que, no caso de incumprimento, a Igreja passaria a receber as eventuais rendas pagas pela unidade hoteleira. A segunda sugere que a Igreja avance com o município para a concessão, cada uma com a ala que tem na sua posse e a terceira centra-se em manter a ala Sul como está e a Câmara Municipal avançar com concurso apenas para a ala Norte. Surgiu, ainda, uma quarta opção, proposta pelo Turismo de Portugal, que passa por caracterizar os tipos de incumprimento e definir consequências para cada um.

Neste momento, a autarquia aguarda a proposta elaborada pelo Turismo de Portugal. Assim que analisada, se receber um parecer positivo, será remetida para a Confraria. No final, se chegarem a acordo, será celebrado o direito de superfície.

Na passada segunda-feira, a “delegação de competências no Turismo de Portugal para a dinamização e tramitação do respectivo procedimento de concurso público” esteve na ordem de trabalhos da reunião da Assembleia Municipal, que decidiu adiar a discussão e votação para o próximo dia 30, altura em que o município acredita já ter progressos neste capítulo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -