26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMostra das Tradições Marítimas promove 18 dias de festa em Setúbal

Mostra das Tradições Marítimas promove 18 dias de festa em Setúbal

Exposições, gastronomia, animação musical, atividades náuticas, oficinas educativas e ações de sensibilização vão estar disponíveis no Parque Urbano de Albarquel

 

- PUB -

A Mostra das Tradições Marítimas arrancou com o pé direito em Setúbal, pelas 19h00, com uma inauguração que contou com a presença de cerca de 100 pessoas que, pela curiosidade sobre a história piscatória da cidade ou simplesmente pelo gosto musical, decidiram dar um salto até ao Parque Urbano de Albarquel para acompanhar este que foi o primeiro dia do certame, que se irá estender até 18 de junho.

Em pleno Dia Nacional do Pescador decidiu-se, então, promover este evento que tem como principal objetivo difundir o conhecimento sobre a cultura e tradições das gentes que estão ligadas ao rio Sado, nomeadamente os pescadores. Esta vertente pedagógica assenta no pretexto de dar a conhecer melhor o que se pratica no rio da cidade, bem como consciencializar a população para tipos de consumo de peixe e formas de pesca agressivas que podem prejudicar o estuário.

Neste sentido os presidentes das juntas de freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, do Sado, Marlene Caetano e da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas, estiveram em sintonia e realçaram a O SETUBALESE este mote do evento, com foco na apresentação da cultura piscatória aos mais novos, os quais irão, no decorrer de todo o certame, realizar várias atividades relacionadas com este mundo profissional, enquanto descobrem o que devem fazer e como podem preservar o rio Sado.

- PUB -

O grupo Cantares do Sado protagonizou encarregou-se da animação musical de hoje ao mesmo tempo que foi inaugurada a exposição Exposição de apetrechos de pesca, artesanato marítimo, círios fluviais, oficinas marinhas sobre tradições piscatórias e do projecto nacional Escola Azul, sendo que amanhã, pelas 18h30, há concerto de Carla Lança e Joana Lança e dia 4 Folk Fado tomam as rédeas do festival, Zé Zambujo e Pedro Carvalho tocam a 5 e Et Toi Michel a 6, todos à mesma hora.

Ainda no que diz respeito a concertos, os munícipes podem contar com Tiny Giant, a 7, Os Massacotes, a 8, Jorge Nice, a 11, Os Amigos do Xico da Cana, a 12, DJ Pedro Monchique, a 13, Vasco Fernando, a 14, Renato Sousa e Federica Gallus, a 15, e Os Alcorrazes, a 18, sempre pelas 18h30 no Parque Urbano de Albarquel de forma gratuita.

- PUB -

Os momentos musicais ao fim de semana fazem-se mais tarde pelas 20h00 e vão ser protagonizados por Old Brand, a 2 de junho, Abel Geada Trio, a 3, fados, a 9, Flickin’Throught, a 10, Os Metralha, a 16, e The Bossa Alibi, a 17.

Durante a vista a este espaço pode-se aproveitar e sentir os aromas que o rio tem para oferecer com a mostra gastronómica “Petisco com Sabor a Mar” que muda um dos partos da ementa todos os dias e funciona das 11h00 às 22h00.

Oficinas de educação marítima vão decorrer no Parque Urbano de Albarquel das 09h30 às 16h30 direcionadas para as escolas básicas da União de Freguesias de Setúbal com um total de quase 3 mil crianças. Perante esta temática vão ser feitas ações de sensibilização sobre o consumo do pescado, sempre das 09h00 às 12h30, no dia 2 de Junho no Mercado 2 de Abril, dia 6 no Mercado do Livramento, dia 13 no Mercado do Rio Azul e dia 16 no Mercado da Conceição.

No dias 3, 6 e 8 de Junho o Parque Urbano de Albarquel vai dar espaço, entre as 10h00 e as 17h00, a atividades para os utentes do Centro Comunitário da União de Freguesias de Setúbal, do Espaço MaiorIdade da Junta de Freguesia de São Sebastião e para os restantes séniores de ambas as freguesias.

Os batismos de mar realizam-se dia 4 no Parque Urbano de Albarquel das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h30, sendo que por volta das 17h00 começa uma procissão em honra de Senhor Jesus do Bonfim. Esta irá fazer um percurso entre o Convento de Jesus e o Jardim da beira Mar. Já dia 11 está reservado a uma missa em homenagem aos pescadores na Igreja de São Sebastião às 11h30.

Por fim dia 17, pelas 10h00, vai ser feita uma oficina de sensibilização para a segurança náutica e a icónica corrida de botes a remos no dia 18 às 10h00 no Parque Urbano de Albarquel.

Além das ações que irão decorrer no Parque Urbano de Albarquel é possível ver uma exposição fotográfica chamada “Famílias do Mar” na Avenida José Mourinho junto à Doca dos Pescadores.

Esta edição contou com a organização da União de Freguesias de Setúbal em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Junta de Freguesia do Sado, bem como o apoio da associação Setúbal Pesca.

 

André Martins aposta no futuro dos eventos marítimos da cidade

 

No discurso de inauguração da Mostra das Tradições Marítimas, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, aproveitou o momento para referir as conquistas e aquilo que tem sido uma referência no empenho da autarquia na valorização do todo o espaço natural do rio Sado e da Serra da Arrábida.

Dentro desta temática o edil afirmou que os setubalenses são “privilegiados” por terem um rio cada vez mais despoluído e que se encontra no clube das Mais Belas Baías do Mundo. Para além disso o presidente ainda disse que os produtores de piscicultura “garantem que o peixe do Sado é de qualidade superior”.

Assim, André Martins revelou que o evento “Semana do Mar”, que se realiza em Setembro e trás até á frente ribeirinha de Setúbal várias embarcações de calibre nacional como o Navio-Escola Sagres, irá passar a denominar-se “Festas da Baía”.

“Estamos a trabalhar para tornar mais conhecido este património natural, por isso no mês de Setembro a cidade vai receber as Festas da Baía. Se este ano deixamos de falar da Semana do Mar, em 2024 vamos passar a falar do Festival da Baía”, referiu o presidente apontando para uma futura evolução do certame.

A inspiração para o aumento da valorização deste evento surgiu quando o autarca teve a oportunidade de ir até ao sul de França testemunhar um dos maiores festivais de embarcações do mundo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -