19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaBrigada do Mar recolhe cem bidões de combustível "suspeitos de uso para...

Brigada do Mar recolhe cem bidões de combustível “suspeitos de uso para tráfico de droga”

Acção de limpeza nas costas de Tróia e Sines nos últimos quatro dias permitiu retirar quatro toneladas de resíduos dos areais

A Brigada do Mar anunciou que recolheu cerca de uma centena de bidões de plástico, de armazenamento de combustível, durante uma acção de recolha de lixo marinho iniciada na última quinta-feira e prolongada até este domingo em Tróia e Sines.

- PUB -

Em comunicado, a organização não governamental assume a suspeita de os recipientes de plástico poderem ser “provenientes de actividades ilícitas”. “Provavelmente do tráfico de droga”, especifica a associação.

“Até ao momento, retirámos do areal cerca de uma centena de bidões que deu à costa, juntamente com os resíduos que normalmente aparecem”, revela Simão Acciaioli, responsável pela Brigada do Mar que está no terreno, citado na mesma nota.

A acção de descontaminação de lixo marinho conta, segundo a Brigada do Mar, com “12 voluntários, apoiados por duas Moto 4 e atrelados”. “Os resíduos retirados do areal – numa estimativa de quatro toneladas – estão a ser concentrados em pontos de recolha para serem encaminhados pelas autoridades municipais para o circuito de tratamento e reciclagem”, adianta a associação.

- PUB -

A iniciativa insere-se no Programa Panthalassa, da Brigada do Mar, que até Junho de 2024 prevê efectuar “a descontaminação de 350 quilómetros da orla costeira do território continental”.

A Brigada do Mar é uma organização não governamental constituída por voluntários que, desde 2009, desenvolve “acções de protecção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas”.

Ao longo do seu percurso, a associação já limpou em Portugal “mais de 1 700 quilómetros lineares de costa, retirou mais de 860 toneladas de lixo dos areais, com “a colaboração de mais de mais de 6 200 voluntários, em mais de 450 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização”.

- PUB -

As acções da Brigada do Mar contam, desde 2014, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -