27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoCompra de edifício da antiga Trabatijo gera trapalhada

Compra de edifício da antiga Trabatijo gera trapalhada

Presidente da Câmara reage mal a críticas de vereador do PSD e dá dito por não dito. Nuno Canta entrou numa espiral de contradições na última reunião do executivo, alterando a versão que havia apresentado na sessão de há duas semanas sobre o processo de aquisição do imóvel

 

- PUB -
Vereadores da oposição: João Afonso (PSD) e Carlos Jorge de Almeida e Ana Baliza (CDU)

 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, deu o dito por não dito ao ripostar às críticas do vereador social-democrata João Afonso sobre o processo de aquisição do edifício da antiga Trabatijo. A polémica instalou-se na reunião do executivo camarário, realizada na última quarta-feira, 15, depois de o autarca do PSD ter revelado, na edição de sexta-feira passada, 10, de O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO, que o imóvel pelo qual a Câmara vai pagar 194 mil e 668 euros fora adquirido cerca de um ano e meio antes por apenas 100 mil euros.

João Afonso acusara então a maioria socialista de “má gestão do dinheiro público, negligência e incompetência”, por esta não ter acompanhado o processo, considerando que a autarquia podia ter comprado o imóvel por cerca de metade do preço, ao mesmo tempo que desafiou Nuno Canta a abrir “processos disciplinares” aos serviços camarários, um dos quais à Divisão Financeira chefiada por Cristina Canta.

- PUB -

Anteontem, a abrir o período antes da ordem do dia, o presidente da Câmara foi cáustico mas contraditório.

“Tudo o que vereador João Afonso disse é mentira. Estamos perante um caso lamentável da política local”, atirou o socialista, entrando numa espiral de contradições ao afirmar que o edifício é propriedade da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) e que “nunca esteve na massa falida da Pluricoop”, cooperativa que, explicou, adquirira o imóvel “por usucapião” em 1996.

Duas semanas antes, ao apresentar em reunião de câmara a proposta para a aquisição do prédio – que foi aprovada com os votos de PS e CDU e o voto contra do vereador eleito pela coligação PSD/CDS-PP –, Nuno Canta havia afirmado exactamente o contrário, apresentando uma versão secundada ainda pela informação municipal publicada no site da autarquia nesse mesmo dia (2 de Maio) onde se pode ler que o imóvel “… fez parte da massa insolvente da Pluricoop e que, depois, foi adquirido por particulares”.

- PUB -

Na última quarta-feira, o presidente da autarquia defendeu, porém, o oposto e acrescentou que o edifício “foi vendido pela Pluricoop à CCAM em 2014”, antes da falência da cooperativa.

“Desde 2014 que a CCAM, a quem nós vamos comprar, é a proprietária”, disse, mas sem nunca desmentir que o prédio tivesse sido negociado um ano e meio antes por cerca de metade do valor que a autarquia agora vai pagar, desafiando João Afonso a apresentar documentos que sustentassem o contrário.

CCAM negociou com firma do Pinhal Novo

O autarca social-democrata confrontou então o socialista com o contrato de locação financeira imobiliária (contrato para aquisição) no valor de 100 mil euros, assinado entre a CCAM (locador) e a Sociedade Comercial por Quotas denominada António Caçoete & Filho, Lda. (locatária), firma do Pinhal Novo, localidade onde o documento foi rubricado a 28 de Setembro de 2017.

De resto, a própria proposta apresentada e aprovada em reunião de câmara de 2 de Maio já mencionava a António Caçoete & Filho, Lda. como locatária do imóvel.

Contrato da CCAM com a António Caçoete & Filho
Contrato foi rubricado em 28 de Setembro de 2017
Certidão do Registo Predial

Nuno Canta insistiu, porém, que a Câmara irá “assinar as escrituras” com a CCAM, com João Afonso a reforçar a acusação de que a autarquia “andou a dormir na forma desde 2014 até Setembro de 2017” e que “deixou um privado comprar o edifício por tuta-e-meia”, considerando que a edilidade poderia ter “negociado com a CCAM a aquisição por 100 mil euros”, caso tivesse sido mais lesta.

Em declarações a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, o vereador eleito pela CDU, Carlos Jorge de Almeida, também não deixou passar em claro a inversão de discurso do socialista, citando as declarações do presidente da Câmara na reunião de 2 de Maio.

“Nuno Canta disse: ‘Soubemos que o edifício (…) fora vendido pela massa insolvente a um privado, a quem contactámos e comprámos o imóvel’. Quinze dias depois, hoje mesmo [quarta-feira passada], Nuno Canta resolve vir a terreno e baralhar, ao seu jeito, na reunião de câmara”, comentou o comunista, ironizando de seguida: “O prédio não foi comprado a nenhum particular, mas sim à Caixa de Crédito Agrícola, o contrato que o vereador do PSD tinha nas mãos, com o nome do particular, não existia, o prédio não tinha pertencido à massa falida.”

A concluir, Carlos Jorge de Almeida atirou: “Na próxima quinzena será outra estória, a que parecer mais a jeito, baralhar e dar de novo. Ocorre-nos uma frase de leitura recente: ‘a verdade é uma questão de perspectiva’”.

 

SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO criticado por dar voz a vereador

 

Nuno Canta apontou também baterias aos jornais e aos jornalistas. Cerca de três semanas após as comemorações do 45.º aniversário do 25 de Abril, o presidente da Câmara Municipal do Montijo não gostou de ver espelhadas na Comunicação Social as críticas do vereador João Afonso sobre o processo de aquisição do imóvel. O socialista referia-se a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, ao mesmo tempo que reduzia um eleito à expressão “qualquer um”. “Não havia razão para os jornais e os jornalistas trazerem questões de determinada dimensão sem documentos fundamentados. Publicam coisas sem ter documentos que comprovem o que estão a dizer. Isto não pode qualquer um dizer uma coisa e aparecer publicado no outro dia. Parece pouco credível”, rematou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -