26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoDez famílias recebem habitação social da autarquia

Dez famílias recebem habitação social da autarquia

Contratos de arrendamento foram celebrados nos Paços do Concelho. Ao todo são beneficiadas 37 pessoas

 

- PUB -

São 37 pessoas, de um total de uma dezena de famílias, que passaram a ter um novo tecto para viver. Receberam, na passada terça-feira, as chaves dos 10 fogos de habitação social atribuídos pela Câmara Municipal do Montijo.

Os contratos de arrendamento entre a autarquia e os respectivos arrendatários acabavam de ser celebrados, nesse dia, no salão nobre dos Paços do Concelho. E Nuno Canta, presidente da Câmara, salientava o simbolismo do momento ao mesmo tempo que deixava um apelo aos novos beneficiários das 10 casas que integram o parque habitacional do município, localizadas nas zonas de Caneira, Esteval, Esteval Novo, Lançada e Canha.

“A autarquia faz um esforço financeiro para que possam ter uma habitação digna, do vosso lado é necessário que usem de forma responsável esse bem público”, disse o autarca, citado numa nota de Imprensa do município.

- PUB -

O socialista aproveitou ainda a oportunidade para lembrar que a Câmara Municipal do Montijo está empenhada em incrementar a capacidade de resposta em matéria de habitação. “Vamos procurar aumentar significativamente o número de casas com renda apoiada com os fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, adiantou, numa implícita alusão à Estratégia Local de Habitação (ELH) que o município tem definida e já firmada com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Mais de 31,1M€ a investir até 2026

O acordo entre as duas partes foi rubricado no passado dia 26 e prevê um investimento global superior a 31,1 milhões de euros na execução da ELH até 2026. Segundo a informação então avançada pela autarquia, a implementação desta estratégia permitirá abranger “866 agregados familiares”, correspondentes a “2 095 pessoas”, através da reabilitação, aquisição e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

- PUB -

Ao IHRU caberá disponibilizar uma fatia estimada, no máximo, em “29,8 milhões de euros, sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis de 10,4 milhões a título de empréstimo bonificado”. E a Câmara Municipal fica responsável por suportar pouco mais de “1,3 milhões de euros” do montante global.

Na ELH está também prevista uma candidatura ao PPR, numa “componente de empréstimo para a parcela de financiamento não abrangida por comparticipação no âmbito do 1.º Direito”.

O 1.º Direito “consiste num programa de apoio público à promoção de soluções de habitação para as pessoas que vivem em condições habitacionais indignas”. A ELH do Montijo foi aprovada pelos órgãos municipais em 9 de Junho último.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -