Classificações: 1.º lugar Joaquim Candeias Manuel; 2.º lugar Fernando Manuel Guerreiro; 3.º lugar João Carlos Pereira
Foi no stand da Associação de Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no pavilhão 4 do Parque de Exposições e Feiras de São Teotónio, em Odemira, que o 2.º dia da Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO) arrancou com o XXII Concurso Regional de Mel onde Joaquim Candeias Manuel foi o primeiro classificado.
De entre 18 produções de mel avaliadas, o apicultor da freguesia de Colos ficou no primeiro lugar do pódio arrecadando um prémio de 75 euros pela qualidade da sua produção. Em segundo lugar ficou Fernando Manuel Guerreiro, apicultor odemirense que leva consigo 50 euros, e em terceiro, João Carlos Pereira, de Saboia, com 25 euros.
No rescaldo da competição, que levou cerca de uma hora e meia, falou Fernando Duarte, presidente da Associação de Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que salientou que as produções de mel, e os cuidados dos apicultores, têm sido cada vez melhores.
“A qualidade do mel, e os cuidados que os apicultores têm vindo a ter, são cada vez melhores, e cada vez o mel apresenta melhores características de qualidade. É, ao fim ao cabo, o grande objetivo deste concurso”, referiu.
Parte do júri fizeram Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, Carla Santos, do Crédito Agrícola de São Teotónio, e, Rosário Silva, da Direcção-Geral de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP).