15 Maio 2024, Quarta-feira

- PUB -
Morreu Pedro Freire, trompetista que se apaixonou pela música em Azeitão

Morreu Pedro Freire, trompetista que se apaixonou pela música em Azeitão

Morreu Pedro Freire, trompetista que se apaixonou pela música em Azeitão

Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, onde o músico deu os primeiros passos, comunicou o falecimento

Morreu Pedro Freire, jovem trompetista azeitonense que deu os primeiros passos na música na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. A informação foi divulgada pelo próprio grupo que, em comunicado na página de Facebook, lamentou a morte do músico.

“Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do músico Pedro Freire. Um exemplo de generosidade, de simpatia e de amizade. Deu os primeiros passos como músico nesta casa. E já sendo um músico de excelência, voltou sempre cá, esteve sempre presente quando podia, com um sorriso no rosto, com humildade, mas com o seu virtuosismo indisfarçável. As sentidas condolências à família. Estamos de luto”.

Pedro Freire era actualmente trompetista da Orquestra Gulbenkian (Solista A Co-principal). “Enviamos aos seus familiares e amigos as mais sinceras condolências e dedicamos os concertos desta semana à sua memória”, escreve a Fundação Gulbenkian numa publicação na rede social Instagram.

O músico nasceu em Lisboa, no ano de 1993, mas desde cedo deu grandes passos na música em várias instituições setubalenses. Tendo começado a tocar na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, local onde voltou mais tarde, passou depois para o Conservatório Regional de Setúbal, com onze anos, onde estudou com os professores José Augusto Carneiro e Vítor Pereira. Seguiu-se, entre 2010 e 2013, uma breve passagem pela Escola Profissional de Música da Metropolitana. Nesse ano é aceite “na classe do professor Jeroen Berwaerts, na Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover, na Alemanha”, sendo neste país que, em 2022, concluiu a licenciatura e o mestrado, como explica a biografia publicada pela Gulbenkian.

Em 2023, além de ter vencido a audição para Solista A co-principal da orquestra lisboeta, foi também contratado como primeiro trompete pela Orchester Bonn, na Alemanha.

O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -