12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Alunos polacos fazem tratamento documental do espólio sadino

Alunos polacos fazem tratamento documental do espólio sadino

Alunos polacos fazem tratamento documental do espólio sadino

Estudantes tiveram no Arquivo Municipal um primeiro contacto com este tipo de trabalho

Ao longo de quatro semanas quatro alunos da Polónia realizaram trabalhos de preservação e tratamento documental do espólio à guarda do Arquivo Municipal. Os estudantes, em Portugal no âmbito do Programa Erasmus, tiveram neste período um primeiro contacto com este tipo de trabalho, centrado “na importância dos documentos” enquanto “fontes primárias de informação” e que se apresentam como “um contributo decisivo para a compreensão da história local”.

- PUB -

Já no final do estágio, as alunas Daria Olszewska e Julek Guczwinski realçaram a “importância” para o futuro dos conhecimentos obtidos durante as quatro semanas de estágio no Arquivo Municipal de Setúbal, designadamente o facto de terem “aprendido a trabalhar em programas e equipamentos relacionados com processos de digitalização de documentos e de tratamento de fotografias”.

Os outros dois estudantes, Laura Luczak e o colega Nikola Malinowska, avaliaram esta como “inesquecível”, não somente pelas “aprendizagens obtidas”, mas também pela “disponibilidade da equipa do Arquivo em ensinar a trabalhar e a esclarecer dúvidas”. Foi igualmente destacado pelos estudantes polacos a “atractividade turística de Setúbal”, que tem uma oferta de “diversas actividades e espaços” para aproveitarem da melhor forma os tempos livres, realçando também “a hospitalidade e a simpatia dos setubalenses”. Esta acção tem como objectivo dotar os alunos de “competências obtidas em contexto real de trabalho”, complementando dessa forma a parte teórica ministrada pelas escolas profissionais ou universidades.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -