26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEstudantes da Lima de Freitas foram à descoberta de fósseis entre o...

Estudantes da Lima de Freitas foram à descoberta de fósseis entre o Parque e a Praia de Albarquel

Alunos ficaram “fascinados com a beleza natural da zona”. No passeio encontraram ouriços-do-mar fossilizados

 

- PUB -

O Agrupamento de Escolas Lima de Freitas proporcionou aos estudantes do 7.º ano das turmas D, E e F a oportunidade de irem à descoberta de fósseis no Parque Urbano de Albarquel (PUA), acompanhados dos professores Dulce Correia, Hugo Patrício, Luís Fonseca e Maria Teresa Ribeiro.

Na visita de estudo, realizada enquanto a maré se encontrava baixa, os alunos atravessaram a pé o troço compreendido entre o PUA e a Praia de Albarquel, tendo ficado “fascinados com a beleza natural de toda a zona envolvente”, revelou o agrupamento de escolas. No passeio, encontraram ouriços-do-mar fossilizados.

Os animais, que sofrerem deformações no processo de fossilizar, acabaram por ficar achatados “devido à sobreposição dos estratos que exerceram peso sobre si”. Além disso, no local por onde os estudantes caminharam, foi igualmente possível “observar-se a sua estratificação em três estratos bem distintos”.

- PUB -

O estrato de baixo “é, supostamente, o mais antigo e de cor escura, que se deve à presença de algas, cracas e outros organismos marinhos”. Já “o estrato intermédio evidenciava a presença de muitos calhaus rolados de vários tamanhos, o que demonstra um grande hidrodinamismo [acção das ondas ou movimento de massas de água], podendo-se também observar conchas e corais fossilizados”.

No que diz respeito ao “estrato superior, o mais actual”, os alunos verificaram que o mesmo “contém arenitos de granulometria fina, com a presença de vegetação”.

Durante o passeio, os estudantes conseguiram ainda observar, “ao longo da faixa arenosa, vários fragmentos de falésia, que foram caindo ao longo dos sucessivos anos”. Nestes pedaços “encontravam-se mexilhões, caranguejos, anémonas, lapas, algas, conchas de ostras e muitas outras espécies”.

- PUB -

Verificaram igualmente a “existência de algumas derrocadas naquela zona, que mostravam um grande conteúdo fossilífero nas rochas caídas”. Também o pontão da Praia de Albarquel, formado por brecha da Arrábida, cuja exploração foi muito frequente em tempos, foi visitado pelas turmas.

Actualmente, a exploração da típica rocha setubalense, caracterizada por ser um conglomerado calcário cuja granulometria é variada, está proibida, excepto para a construção de placas comemorativas.

Toda a zona envolvente da Serra da Arrábida referida, nomeadamente a Serra de S. Luís, Gaiteiros, Louro, entre outras, formou-se há vinte milhões de anos, no período Miocénico.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -