18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSexteto de luxo do contrabaixista Bernardo Moreira leva ao Fórum Municipal Luísa...

Sexteto de luxo do contrabaixista Bernardo Moreira leva ao Fórum Municipal Luísa Todi ritmos do jazz

Espectáculo vai ter em destaque o disco “Entre Paredes”, que sobressai pela abordagem jazzística ao universo de Carlos Parede

 

- PUB -

O sexteto do compositor e contrabaixista Bernardo Moreira, composto por um leque de músicos de luxo, apresenta-se em Setúbal no dia 24 para um concerto no Fórum Municipal Luísa Todi, no qual os ritmos do jazz vão estar no centro das atenções.

O espectáculo, integrado na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, tem início pelas 21 horas. Em destaque vai estar o disco “Entre Paredes”, gravado em 2020 em Coimbra, no Convento São Francisco.

Considerado por muitos como um dos álbuns mais marcantes dos últimos anos, o disco sobressai pela abordagem jazzística ao universo musical do guitarrista Carlos Paredes, que o notável compositor e contrabaixista já havia “visitado” em 2002, com o álbum “Ao Paredes Confesso” (2002). Bernardo Moreira é um nome maior do jazz nacional.

- PUB -

Desde finais dos anos 80 que tem vindo a percorrer os principais clubes de jazz do País e até estrangeiros, tendo efectuado sucessivas tournées pela Europa, Estados Unidos da América e África.

Além do seu sexteto, constituído também por João Moreira (trompete), Tomás Marques (saxofone alto e soprano), Ricardo J. Dias (piano), Mário Delgado (piano) e Joel Silva (bateria), tem integrado e acompanhado nomes grandes da música portuguesa, como Mário Laginha e a fadista Cristina Branco.

Os bilhetes para o espectáculo têm um custo de dez euros.

- PUB -

Saxofonista italiano Federico Pascucci actua no dia seguinte

Já no dia 25, também pelas 21 horas, sobe ao palco do equipamento municipal o East Trio, projecto criado pelo saxofonista italiano Federico Pascucci, num concerto centrado na essência da música tradicional cigana e das sonoridades dos Balcãs e da Turquia.

No espectáculo, igualmente realizado no âmbito do Círculo de Jazz Fest, os participantes vão ter a oportunidade de fazer uma ‘viagem’ com o trio de saxofone de jazz acústico, através de melodias tradicionais e composições originais.

Será um encontro da música de jazz improvisada com os sons de ‘gaidas’ e ‘zurnas’, que ecoam pelas montanhas de Malesevski, da Macedónia, juntos com a herança dos místicos mestres Mevlevi.

Além de Federico Pascucci, natural de uma pequena aldeia no sul da Calábria, integra também o East Trio o contrabaixista búlgaro Mihail Ivanov, nascido numa numerosa família de músicos ciganos e criado entre Sofia e Amsterdão, e Riccardo Gambatesa, um dos mais requisitados bateristas do novo jazz italiano.

O concerto no Fórum Luísa Todi, cuja entrada tem também o custo de dez euros, vai contar ainda com a participação especial de Georgi Dobrev, que toca flauta tradicional búlgara (KAVAL).

*Opinião musical

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -