26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePedro Dominguinhos alerta que politécnicos vão ter uma carga financeira incomportável

Pedro Dominguinhos alerta que politécnicos vão ter uma carga financeira incomportável

No Politécnico de Setúbal a dotação tecnológica de vídeo nas salas vai ultrapassar os 150 mil euros

O presidente Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) alerta que os custos que as instituições estão a ter com a preparação do ano lectivo podem tornar-se rapidamente incomportáveis.

- PUB -

Pedro Dominguinhos, também presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, afirma que estas instituições de ensino estão a ser “confrontadas com um acréscimo de custos extremamente significativo o que se vai tornar incomportável a curto prazo”. Este desnivelamento financeiro passa pela relação do aumento de investimento, por exemplo em mais tecnologia, máscaras e batas, associado à redução de receitas provenientes das propinas.

No ensino superior, o novo ano lectivo arranca de forma progressiva durante este mês, com os novos alunos a chegarem em Outubro, depois de receberem o resultado das candidaturas em 28 de Setembro.

Neste momento, os politécnicos estão a ultimar pormenores e, além das regras sanitárias que vão ser implementadas em todas as instituições, uma das principais alterações diz respeito à organização e funcionamento das aulas, que vão ser dadas a partir da sala de aula tanto para os alunos que as frequentem presencialmente, com para aqueles que estão em casa.

- PUB -

Na impossibilidade de diminuir o número de alunos por turma, a maioria das instituições está a optar por um regime de ensino misto rotativo em que, por exemplo, metade da turma tem aulas presencialmente e a outra metade está a acompanhar, em directo e à distância.

Para isso, os politécnicos estão a investir na dotação tecnológica das salas, com a instalação de equipamentos de transmissão de vídeo, que representa, segundo Pedro Dominguinhos, um grande esforço financeiro.

“Estamos a falar de investimentos que podem ir até cerca de três mil euros por sala”, referiu, revelando que no caso do Instituto Politécnico de Setúbal, o custo ascende os 150 mil euros.

- PUB -

Para Pedro Dominguinhos, que defendeu a criação para o ensino superior de um programa semelhante ao da Escola Digital para o básico e secundário, trata-se de um investimento que não só é necessário para o contexto actual, mas também é importante para a modernização do ensino superior no futuro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -