26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalCovid-19: Governo debate fecho de escolas. Saúde analisa caso-a-caso

Covid-19: Governo debate fecho de escolas. Saúde analisa caso-a-caso

O primeiro-ministro aguardava as recomendações retiradas do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), órgão de consulta do Governo e de análise de situações graves como pandemias, para decidir se as escolas são encerradas hoje. Terminada a reunião, as autoridades de saúde que estiveram reunidas desde o início da tarde, indicam que o encerramento dos estabelecimentos de ensino deve ser avaliado caso-a-caso. A decisão de encerramento total voltará a ser avaliada amanhã, em Conselho de Ministros.

 

- PUB -

 

As recomendações do Conselho Nacional de Saúde Pública eram aguardadas pelo Governo para decidir se todas as escolas do país seriam encerradas, ou se mantinha a avaliação caso-a-caso.

Durante a conferência de imprensa da noite da passada quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido e a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, avançaram que o CNSP aconselha um acompanhamento gradual e que o debate sobre a decisão de encerramento total das escolas regressará hoje, mas em Conselho de Ministros. Contudo, mediante o aumento de casos e da propagação do Covid-19 os planos de contenção podem ser actualizados a todo o momento.

- PUB -

Entretanto na tarde de quarta-feira, no parlamento, a ministra da Saúde afirmou que a qualquer momento Portugal pode entrar em fase de mitigação do vírus. “Dentro de horas, ou dias”, referiu Marta Temido, assumindo que “é inevitável”.

A fase de mitigação representa a penúltima de um plano de quatro para a contenção de uma epidemia, sendo as outras: contenção, contenção alargada e recuperação.

Quando Portugal entrar na fase de mitigação prevê-se a transmissão do vírus em ambiente fechado e a transmissão comunitária. Ou seja, nesta fase as cadeias de transmissão do novo coronavírus já estarão totalmente estabelecidas em todo o território nacional, com as medidas de prevenção a revelarem-se insuficientes. Neste momento será necessário reunir esforços para atenuar e limitar os efeitos da epidemia, assim como a sua propagação, com o objectivo de diminuir a mortalidade.

- PUB -

Segundo o plano da Direcção-Geral de Saúde isso implicará que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde sejam chamados a dar resposta, assim como os hospitais do sector privado.

O isolamento de doentes poderá ser feito em casa e o uso de máscara será recomendado a pessoas com “susceptibilidade acrescida”, em contextos de grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.

No distrito de Setúbal não há casos confirmados, mas os riscos do Covid-19 já levaram ao encerramento de estabelecimentos públicos e cancelamento de eventos e espectáculos.

 

Setúbal suspendeu as actividades nos equipamentos municipais

 

Na cidade sadina, o município suspendeu equipamentos municipais, como as salas de espectáculos, museus, pavilhões e piscinas, até 25 de Março.

Com este medida pretende-se evitar a “eventual propagação” do vírus e a “decisão camarária é tomada em respeito pelas várias recomendações e orientações emitidas pela Direcção-Geral de Saúde”, lê-se em comunicado do município disponível nas redes sociais.

 

Barreiro cancela quinzena da juventude

 

Já no Barreiro, o Gabinete de Empreendedorismo e Juventude, em consonância com a Câmara Municipal do Barreiro, decidiu ontem adiar a iniciativa “15ena da Juventude”, que teria inicio esta sexta-feira.

A decisão da autarquia surge tendo em conta “a situação actual de alerta Nacional e Internacional no que toca à Saúde Publica e considerando a necessidade de prevenir e precaver situações de risco de contágio no que toca ao COVID”, avança em comunicado.

Durante a apresentação da iniciativa, a 6 de Março, o vereador Bruno Vitorino já havia reconhecido que, apesar do grande trabalho em curso com a organização das festas de abertura e encerramento da 15ena da Juventude do Barreiro, assim como de todas as outras actividades, “se na véspera ou no dia recebessem uma mensagem da Direcção-Geral da Saúde a dizer para cancelar tudo, cancelaria mesmo”.

A “15ena da Juventude” estava planeada de 13 de Março até 4 de Abril e abria com uma festa na Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, no Barreiro velho, com a actuação do rapper e produtor X-Tense, que lançou recentemente o single “Bolero”, cujo videoclip foi gravado na Mata da Machada. Actuavam também o grupo de rap e hip-hop barreirense Era 85, o rapper Indian Man e o DJ Off Lero 999.

Ao longo de quase três semanas seriam apresentados projectos desenvolvidos por 28 jovens, 14 associações juvenis e dois grupos informais nas áreas da música, defesa ambiental, bem-estar animal e arte urbana.

 

Moita cancela projectos educativos até dia 31

 

No Barreiro fica também cancelada a inauguração das novas instalações do Gabinete de Apoio à Família e Criança (GAFC), que se encontrava agendada para 14 de Março.

Por todo o distrito as autarquias estão a tomar medidas de contenção seguindo as indicações da Direcção-Geral de Saúde.

E nesse âmbito também Alcácer do Sal cancelou a sua quinzena dedicada à juventude.

No concelho da Moita a Câmara Municipal aprovou esta tarde o Plano de Contingência do Município, no âmbito do qual determina que, até dia 31 de Março, estão canceladas todas as actividades dos projectos educativos municipais dirigidas às escolas e ao público em geral.

Em comunicado, a autarquia esclarece que “o Plano de Contingência Municipal contempla assim medidas no âmbito da prevenção, higiene e segurança e protocolo clínico e que garantem a funcionalidade dos serviços essenciais prestados aos munícipes, com particular atenção ao abastecimento de água, saneamento básico, limpeza e recolha de resíduos sólidos urbanos, estabelecimentos de ensino e cemitérios”.

Considerado a partir de hoje causa de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, o Covid-19 já provocou mais de 4 300 mortos em 28 países. O número de infectados ultrapassa as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Notícia actualizada no dia 12 de Março às 10:00

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -