27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoO novo bispo de Setúbal. Finalmente!

O novo bispo de Setúbal. Finalmente!

Depois de muitos meses de espera, para a maioria das pessoas interessadas nos problemas da nossa Igreja sem uma justificação lógica, surge finalmente a notícia da nomeação de D. Américo Aguiar para bispo da Diocese de Setúbal. Poderemos dizer que “já não era sem tempo”!

- PUB -

Ouvimos muitas vezes entrevistas com o nosso novo bispo durante o longo tempo de preparação da Jornada Mundial da Juventude e colhemos dele uma boa impressão, pois as entrevistas foram frequentes. Era um homem firme nas suas opiniões, claro nas suas explicações, profundo conhecedor da sua missão e da responsabilidade que do seu êxito decorria.

Por essa opinião que firmei não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela escolha de Roma.  Todos (os que se dizem cristãos) esperam um bispo que siga no mesmo caminho do nosso Papa Francisco (o que parece ser certo pois o nomeou, igualmente, cardeal!), que seja eficiente na absolutamente necessária mudança que a nossa Igreja necessita para que saia dum anquilosamento ditado há séculos.

O nosso Papa Francisco há muito nos fala da necessidade duma verdadeira revolução, a que Ele chama “da ternura”. Além de estarmos na grande caminhada da sinodalidade a caminho dum concilio preparado com todo o cuidado e com imensas novidades no classicismo habitual. Francisco vai, neste concilio, ouvir o “povo de Deus” – assim aconteceu na preparação nas dioceses de todo o mundo e pela primeira vez vamos ter leigos (homens e mulheres) nessa reunião magna da nossa Igreja.

- PUB -

Ouvimos já a primeira apresentação do nosso novo bispo falando-nos das coincidências da sua caminhada eclesial com o nosso querido Manuel Martins – o nosso primeiro bispo. Que tanta saudade nos deixou e que por coincidência faz hoje (neste dia em que escrevo esta crónica) anos do seu desaparecimento desta vida terrena.

O problema está no clero da nossa Diocese, um clero pouco organizado, com tendências muito conservadoras, com litigâncias fáceis aqui e ali, um clero sobre o qual o nosso padre Lobato, mesmo com a sua autoridade de vigário-geral não conseguiu que se vivesse em harmonia verdadeiramente cristã.

O nosso novo bispo, de personalidade vincada e manifestando o seu carinho pelo Papa Francisco, vai entrar (que me desculpem a comparação!) num vespeiro – espera-o, e esperamos muitos de nós, que consiga um ambiente saudável que não afugente os que creem no Deus/Amor e que consiga que “os homens do poder nos convençam de que não estão interessados em servir-se, mas em servir o povo”, usando palavras de Manuel Martins.

- PUB -

É evidente que as dificuldades de mudança da nossa Igreja, em geral, notam-se em muitos países com cardeais a assumirem publicamente as suas discordâncias com Francisco e oposição também conhecida no próprio Vaticano. Uma nova Igreja, moderna, adaptada ao seculo em que vivemos e com os abusos e agressões à “Mãe Natureza”, é uma tarefa que só pode ter o nome de revolução e é essa resistência ou inercia que espera o nosso novo Bispo aqui nesta Diocese. Vai ser necessária muita força do “Espirito Santo”!

Seja bem vindo Sr. D. Américo Aguiar!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -