5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoEm Setúbal… Nasce-se em Segurança!

Em Setúbal… Nasce-se em Segurança!

Recentemente, nas comemorações do dia da cidade de Setúbal, o Presidente da Câmara afirmou “será muito difícil nascer em segurança em Setúbal” e criticou a estratégia Nascer em Segurança implementada pelo Governo.
Sendo as comemorações do dia da cidade um momento solene de evocação da grandiosidade da cidade de Setúbal, o Presidente da Camara resolveu alarmar as mulheres que irão ter os seus bebés lançando desconfiança sobre uma estratégia governativa à qual têm sido reconhecidos méritos pelos profissionais de saúde e pelas cidadãs e pelos cidadãos.
A afirmação do Presidente da Camara Municipal de Setúbal é totalmente desadequada, impropria e alarmante.
A “operação” NASCER em SEGURANÇA, foi criada no sentido de potenciar maior segurança às mulheres que recorrem às urgências obstétricas em termos da saúde sexual e reprodutiva.
Significa isto que o Ministro da Saúde e a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde estão a criar valor para a população garantindo-lhe a assistência necessária, com qualidade.
A estratégia passa pela resolução de um problema de recursos humanos de saúde que assegure práticas seguras para a população, em locais assistenciais totalmente equipados, dotados e disponíveis.
O compromisso dos recursos humanos de saúde tem sido excelente, inexcedível.
Existem sempre potenciais riscos associados na continuidade de qualquer tipo de projeto/estratégia, mas neste momento tanto os profissionais de saúde como os utentes, reconhecem as mais-valias do NASCER em SEGURANÇA.
Compare-se o número de nascimentos desde a implementação do NASCER em SEGURANÇA e o número de intercorrências relatadas, um sucesso absoluto.
Podem e devem existir opiniões divergentes, nem todos temos a mesma conduta política para com SNS, nem todos pensamos na sustentabilidade do SNS como um todo. Porém, o Partido Socialista apresenta uma linha condutora de integração de Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários, com equipas multidisciplinares, cujo objetivo é criar valor na saúde para as nossas populações.
É visível e notória a necessidade de substituir o protesto inócuo e vazio de soluções por uma proatividade em defesa das suas populações.
É necessária governação autárquica que utilize a sustentabilidade, como uma verdadeira estratégia de valorize e atribua reputação do NASCER em SEGURANÇA, onde os profissionais de saúde são a peça chave do seu funcionamento.
Não é com estes tipos de comentários, infelizes, que se concretizam, ideias, projetos, e se credibilizam estes projetos como o NASCER em SEGURANÇA.
É um fato que as Camaras Municipais geridas pelo Partido Socialista, centram as suas decisões e atos nas pessoas e não numa contestação vazia de soluções e sem terem em conta as necessidades reais dos seus munícipes.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -