28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesCâmara de Sines cede terreno ao Politécnico de Setúbal para residência de...

Câmara de Sines cede terreno ao Politécnico de Setúbal para residência de estudantes

“O alargamento do Politécnico de Setúbal ao Litoral Alentejano permitirá apoiar o desenvolvimento da sub-região do Alentejo Litoral e de Sines em particular”

 

- PUB -

A Câmara de Sines cedeu um lote de terreno ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para a construção, em 2024, de uma residência de estudantes, com 45 camas, num investimento de 1,9 milhões de euros.

Em comunicado, o município indicou esta quarta-feira que, na segunda-feira, foi assinada a escritura para a cedência gratuita do direito de superfície do lote de terreno que vai acolher a residência de estudantes em Sines.

“O lote situa-se no Plano de Pormenor da Zona de Expansão Sul-Nascente e tem cerca de 1.500 metros quadrados, destinando-se à construção de uma residência de estudantes com capacidade de 45 camas” e possibilidade de expansão, explicou a autarquia.

- PUB -

Contactada pela agência Lusa, fonte do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) precisou esta quarta-feira que se trata de um investimento de 1,9 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projecto de construção da futura residência estudantil surge no seguimento de um protocolo assinado, em Julho de 2021, entre o Município de Sines e o IPS.

O protocolo estabelece “a criação de condições para a instalação de uma escola superior” do IPS naquele concelho.

- PUB -

“A residência enquadra-se nesse processo, sendo essencial para a fixação de estudantes oriundos de outras localizações que queiram fazer os seus estudos na futura escola de Sines”, salientou o município.

Para o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, citado no comunicado, trata-se de “um passo muito importante para a consolidação da intenção de abrir uma escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal em Sines”.

“Continuamos a trabalhar com o Politécnico de Setúbal e com diversas instituições no sentido de se apresentar uma proposta para [a] escola”, acrescentou.

De acordo com o autarca, “os projectos de investimento em curso criam novas necessidades de qualificação, de fixação de jovens quadros, bem como de formação contínua ao longo da vida”, pelo que “existe a necessidade de fixar na região mais conhecimento e desenvolver os sectores da investigação e da tecnologia e desenvolvimento”.

“Uma escola superior em Sines é essencial para atrair mais jovens e para o percurso que as pequenas, médias e grandes empresas estão a fazer”, argumentou.

Segundo a presidente do IPS, Ângela Lemos, este equipamento vai permitir “alojamento a preços acessíveis” aos “actuais estudantes do politécnico que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais e aos futuros estudantes da escola superior de Sines”.

O futuro equipamento disponibilizará ainda “preços regulados para estudantes nacionais carenciados e deslocados” e irá “criar oportunidades de alojamento para estudantes internacionais”, adiantou a responsável, citada no comunicado.

“O alargamento do Politécnico de Setúbal ao Litoral Alentejano permitirá apoiar o desenvolvimento da sub-região do Alentejo Litoral e de Sines em particular”, assegurando “a formação e qualificação de recursos humanos, para responder às necessidades do tecido empresarial existente e dos vários investimentos previstos para a região”, concluiu.

De acordo com a autarquia, “a obra da nova residência encontra-se adjudicada”, prevendo-se o arranque da construção no início do próximo ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -