Empresa aloca 250 mil euros num veículo com capacidade para cerca de 100 lavagens diárias
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) mantêm a aposta na renovação da sua frota automóvel, fazendo agora um investimento que rondou os 250 mil euros numa nova viatura para lavagem de contentores de resíduos.
Este veículo, que está em funcionamento desde o passado mês de Janeiro, vai permitir aumentar “substancialmente” as lavagens dos contentores na via pública. A viatura tem capacidade para cerca de 100 lavagens diárias, com o serviços municipalizados a explicarem que este número é o equivalente a mais de 2 mil lavagens mensais.
Em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE, a empresa de Setúbal explica que esta viatura está equipada com depósito de água para lavagem no local e sistema de lavagem de alta pressão a quente e a frio, sendo que o camião se destina à lavagem de contentores de superfície com capacidade de 80 a 1100 litros.
“Esta nova viatura vai reforçar a lavagem de contentores no concelho, até agora assegurada por contratação externa e lavagens no parque de Poçoilos, permitindo um acréscimo de 30% na capacidade de higienização da contentorização de resíduos”, referem os SMS em comunicado.
Na mesma nota informativa, a empresa aponta que em 2024 foram efectuadas cerca de sete mil lavagens de contentores, sendo que 4149 das quais foram feitas no âmbito da contratação externa. Estes números, esclarece a empresa, significam que este ano de 2025 deverá ser marcado por uma “grande melhoria neste domínio”. “O objectivo dos SMS é garantir seis lavagens de cada contentor por ano, ou seja, ficar acima dos critérios de qualidade definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”, destaca a empresa sadina.
Os SMS especificam ainda que a contratação externa de serviços de lavagem de contentores já está assegurada até ao final do ano, estando orçamentada num valor de cerca de 243 mil euros para contentores de superfície e enterrados.