28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
PS exige que executivo CDU de Setúbal seja proactivo na área da educação

PS exige que executivo CDU de Setúbal seja proactivo na área da educação

PS exige que executivo CDU de Setúbal seja proactivo na área da educação

“Não basta protestar, este é o tempo de agir, fazendo as escolhas certas no orçamento municipal”, afirmam os eleitos PS

Os autarcas eleitos pelo Partido Socialista em Setúbal exigem que a Câmara Municipal “assuma responsabilidades” no sector da educação, e que o executivo CDU seja “mais proactivo” nesta mesma matéria. Esta é a conclusão dos socialistas depois de terem visitado as escolas do ensino básico, secundário e sedes de agrupamento do concelho, – Setúbal e Azeitão – para apurarem que problemas se colocam aos estabelecimentos de ensino desde o início do actual ano lectivo.

- PUB -

“Não basta protestar, este é o tempo de agir, fazendo as escolhas certas no orçamento municipal”, afirmam os eleitos PS em nota de Imprensa.

Neste primeiro contacto dos socialistas com a comunidade educativa, naquele que designam como “Roteiro de Proximidade nas Escolas”, foram abordados problemas como a colocação de professores e pessoal não docente, e ainda o tema da descentralização de competências na área da educação, assim como as “graves deficiências na prestação dos serviços de transporte público”, assuntos que “são transversais a toda a comunidade escolar do concelho”.

No que concerne à descentralização de competências na área da educação, os autarcas do PS apontam o dedo ao executivo CDU porque “passados três anos, foi incapaz de preparar um processo há muito anunciado”, ou seja, “a aceitação das competências foi feita sob protesto e em cima do joelho”.

- PUB -

“Este é um processo dinâmico e sobre o qual o executivo CDU terá de ter a capacidade de confiar na boa gestão das direcções escolares, delegando competências e atribuindo receitas próprias nas escolas, flexibilizando e agilizando a gestão do dia-a-dia”, acrescenta o mesmo documento.

No que respeita ao “deficiente serviço de transportes”, os autarcas eleitos pelo PS consideram ainda que “o executivo comunista deve encontrar soluções que permitam a imediata regularização dum serviço público de transporte de qualidade e para todos”, sendo necessário “agir de forma assertiva e não camuflar a incapacidade duma gestão em fim de ciclo através de manifestações e protestos que em nada contribuirão para a efectiva resolução do problema que afecta diariamente centenas de setubalenses”.

Foi no sentido de acção que os socialistas lembram que os deputados municipais do partido “apresentaram uma proposta, aprovada por unanimidade, para a audição do primeiro Secretário da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, e o responsável e gestor do processo, Rui Lopo, de forma a prestarem esclarecimentos à população”, audição esta que decorreu a 11 de Novembro.

- PUB -

Na mesma nota de Imprensa afirmam que as obras de requalificação nas escolas já assumidas pelo Governo, EB 2,3 Barbosa du Bocage, EB 2,3 de Aranguez e EB 2,3 de Azeitão, classificadas como urgentes, e na escola Secundária du Bocage, classificada como muito urgente, “serão incluídas no concurso de empreitada a ser lançado em breve pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -