12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Porto de Setúbal movimenta 2,8 milhões de toneladas e cresce 8,6%

Porto de Setúbal movimenta 2,8 milhões de toneladas e cresce 8,6%

Porto de Setúbal movimenta 2,8 milhões de toneladas e cresce 8,6%

APSS revela que “todos os segmentos de carga apresentaram desempenhos positivos”

 

O Porto de Setúbal movimentou nos primeiros cinco meses do ano cerca de 2,8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 8,6% – com cerca de 222 mil toneladas – “comparativamente ao período homólogo de 2022”.

- PUB -

Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) revela que “todos os segmentos de carga apresentaram desempenhos positivos”, destacando a “carga roll-on roll-off e a carga geral fraccionada, com aumentos de 57% e 23%, respectivamente, em tonelagem movimentada”.

Tais valores representam “um crescimento de 61,6% em número de viaturas”, sendo que também “a carga contentorizada registou um aumento, de 1,7%”. “Nos terminais de serviço público foi registado um aumento de cerca de 16%”, com o Terminal Ro-Ro a liderar, “com mais 54%, impulsionado pela movimentação de viaturas novas”.

Em seguida surge “o Terminal Tersado, com 23%, que subiu pela movimentação de produtos florestais, quer em toros de madeira, carga geral fraccionada, quer em estilha de madeira, granel sólido”. Quanto ao Terminal Sadoport, este “cresceu 4%, com a movimentação de produtos metalúrgicos e de carga contentorizada”.

- PUB -

No que diz respeito ao movimento de navios, a APSS explica que até ao mês de Maio “verificou-se um aumento de 6,4% do número de escalas, que atingiu 679 em termos acumulados e de 4% na sua dimensão, medida em toneladas de GT”.

Para a administração portuária, “estes números demarcam o momento de crescimento do Porto de Setúbal, perspectivando-se a continuação da subida da movimentação de carga, com valores a rondar os 8% no semestre, apontando para cerca de 3,4 milhões de toneladas movimentadas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -