Evento tem como objectivo debater práticas locais de resiliência climática no espaço da União Europeia
Está para breve a segunda edição do CLIMAAX Webstival, contando com a presença da Câmara Municipal de Setúbal, o único município português. Este evento, marcado para 29 e 30 de Janeiro, vai decorrer em formato digital, tendo como objectivo debater práticas locais de resiliência climática no espaço da União Europeia.
Tendo como tema “Dos insights à acção, avançar na resiliência climática”, a segunda edição CLIMAAX Webstival é promovida pelo CLIMAAX, um projecto lançado em 2023 nos Países Baixos, no âmbito da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia.
A presença de Setúbal neste evento, que é o único município português presente, será feita pela chefe do Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho, que intervém no dia 29 de Janeiro, num painel designado “Key insights and lessons learned from the CLIMAAX pilot regions”.
Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense refere que entre os oradores da conferência encontram-se representantes de municípios de Portugal, Espanha, Eslováquia, Letónia e Finlândia, que “partilham estratégias locais para os desafios das alterações climáticas”.
Este projecto procura “desenvolver um novo conjunto de ferramentas e serviços, com prioridade ao desenvolvimento da acessibilidade, orientação, sintonia com os contextos locais, interpretação e aceitação pelas autoridades representativas da gestão do risco de desastres e da protecção civil”.
O município sadino explica ainda que, no âmbito do CLIMAAX, a autarquia tem acesso a recursos financeiros e analíticos e apoio prático para “desenvolver e melhorar o plano regional de riscos climáticos e de emergência”.