A Associação Montepio e a Fundação Montepio entregaram este ano o “Prémio Voluntariado Jovem” à Associação Cultural Novas Ideias, da Setúbal Academy, que colocou a votação o projecto “As Traseiras”, centrado na implementação de “um dos primeiros jardins sustentáveis do País, inserido num bairro social”.
Das várias propostas submetidas a avaliação, o projecto “As Traseiras” foi o seleccionado, ao ter como objectivo “incutir boas práticas e sensibilizar a comunidade para a temática da sustentabilidade e alterações climáticas”, explica a Associação Mutualista Montepio em comunicado.
Com “relevância também a nível social”, o projecto de voluntariado da Setúbal Academy, “associação sem fins-lucrativos fundada em 2016”, caracteriza-se por ser “o ponto de convívio entre a comunidade sénior e a mais jovem do bairro, os grupos-alvo para a criação, manutenção e preservação do trabalho realizado”.
Para a associação, “este prémio representa uma conquista importante para Setúbal e para os jovens”.
As propostas apresentadas foram analisadas, entre os dias 9 de Dezembro e 10 de Janeiro, “por um júri convidado pela Associação Mutualista Montepio e pela Fundação Montepio, em representação da Associação Mutualista Montepio, Centro Português de Fundações, Confederação Portuguesa de Voluntariado, Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão e GRACE”.
O “Prémio Voluntariado Jovem Montepio”, que decorreu este ano pela 11.ª vez, “destina-se a divulgar o voluntariado jovem e as suas actividades e a estimular a apresentação de projectos inovadores”.
“A Cruz Vermelha Portuguesa, com o projecto SAFE (Sexualidade, Afectos, Família e Emoções) e a Direcção Regional de Educação (STFP), com o projecto PULAS (Projecto Um Lugar Ao Sol) são finalistas ex-aequo da 11.ª edição do referido prémio”.