Atleta agarrou a medalha de bronze e diz estar já a trabalhar para alcançar o 1.º lugar no próximo ano
“Estou feliz e estou orgulhoso por ter representado Portugal”. Foi assim que o setubalense João Cruz descreveu o que sente por ter subido ao pódio na Taça do Mundo de Patinagem Artística, disputada na passada semana em San Juan, na Argentina.
O atleta de 14 anos do Artwheels Clube de Patinagem do Sul conseguiu ‘agarrar’ a medalha de bronze. “Estou feliz e orgulhoso por ter representado Portugal. Não foi a minha melhor prova, mas pelo menos tentei”, disse João Cruz a O SETUBALENSE.
O patinador conseguiu ‘voar’ até à Argentina depois de ter alcançado o terceiro lugar e fi cado no top dez na semifinal realizada em Itália, mais precisamente em Trieste, entre 24 e 26 de Maio. Esta posição era necessária para assegurar a passagem à final da Taça do Mundo (Artistic World Cup).
No total teve dois dias de provas – a 13 e 15 de Junho –, confessando sentir que estas poderiam “ter corrido melhor”, e outros tantos de treinos ofi ciais. Sobre a viagem e a estadia, o patinador diz terem corrido bem.
“Só a mudança do fuso horário é que me deixou muito cansado”, acrescenta. Já a pensar no próximo ano, garante estar a trabalhar “para conseguir alcançar o 1.º lugar”.
No entanto, primeiro tem pela frente o Campeonato Nacional de Patinagem Livre, que “vai acontecer na próxima semana em Lisboa”. Com a patinagem, o jovem setubalense diz conseguir “expressar o que está a sentir”. “É uma forma de me acalmar. Sinto-me livre. Para mim a patinagem é uma arte e quero viver sempre na patinagem”, revela, a concluir.