23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Estabilidade da Praça de Touros Carlos Relvas em avaliação

Estabilidade da Praça de Touros Carlos Relvas em avaliação

Estabilidade da Praça de Touros Carlos Relvas em avaliação

Empresa contratada por mais de 10 mil euros procura anomalias e analisa conservação das paredes de fachada

 

Foi contratada recentemente, pela Câmara Municipal de Setúbal, uma empresa para realizar uma “inspecção e ensaios nas paredes de fachadas da Praça de Touros Carlos Relvas”. Esta análise tem como objectivo avaliar a estabilidade do edifício, uma vez que este espaço sofreu nos últimos anos um forte desgaste, fruto da sua desactivação espaço tauromáquico.

- PUB -

Este edifício irá ser “alvo de diversas perícias realizadas por técnicos especializados”, que irão posteriormente efectuar um “relatório sobre o estado do tauródromo”.

De acordo com a informação avançada pelo jornal online TouroeOuro, esta empresa, que foi contratada por mais de 10 mil euros para realizar os trabalhos, irá efectuar um “levantamento geométrico das paredes de fachada, bem como de anomalias e avaliação do estado de conservação das paredes de fachada”.

A mesma publicação adianta que será também realizada a “abertura de janelas de inspecção nas paredes de fachada” para “verificação da sua constituição, dimensões e disposição das unidades de alvenaria e avaliação da qualidade da argamassa e do estado das juntas”, assim como a “realização de poços de inspecção junto às fundações das paredes de fachada, para verificação da sua constituição e caracterização geométrica”.

- PUB -

Esta empresa já se encontra no local a realizar os trabalhos. No entanto, ainda não está definido quando será apresentado o relatório.

PS apresentou imagens do estado actual do espaço

Foi através de imagens tornadas públicas pelos deputados municipais da bancada do Partido Socialista (PS), e mais tarde consideradas pelo Polígrafo da SIC como verdadeiras, que ficou comprovado o avançado estado de degradação.

- PUB -

Os vereadores do PS visitaram recentemente a Praça de Touros Carlos Relvas, denunciando “o profundo estado de abandono e degradação deste espaço, o qual foi adquirido em 2017 pela autarquia, através de leasing imobiliário, tendo sido investidos 1 milhão e 191 mil euros do erário público”.

Foi explicado na altura pelos vereadores que, apesar de ter sido anunciada a transformação do espaço num centro cultural multiusos, continuam “sem existir projectos concretos ou qualquer previsão para as intervenções de requalificação”, referiram.

Os socialistas recordaram que “em reunião de câmara, em Fevereiro de 2022, o presidente da Câmara André Martins afirmou que estariam a ser estudados projectos para a transformação do espaço num centro cultural multiusos, os quais deveriam estar concluídos num espaço de dois a três meses”.

Para os socialistas este é “mais um espaço com todo o seu potencial por concretizar, imagem daquilo que tem sido mais de duas décadas de gestão CDU – uma imagem de degradação e de profundo abandono do espaço público e de equipamentos municipais”, adiantaram.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -