Oitava sessão terá como tema central “Economia Verde: Desafios e Oportunidades para o Território”
Será na cidade de Setúbal que a SIMARSUL vai concluir o Ciclo de Conferências comemorativo dos seus 20 anos de “impacto positivo” no serviço público de saneamento na região. Esta oitava sessão, que terá como tema central “Economia Verde: Desafios e Oportunidades para o Território”, está marcada para esta quinta-feira, 5 de Dezembro, às 14h30, na Casa da Baía.
Além de traçar um balanço dos 20 anos de actuação da SIMARSUL, o evento tem como objectivo destacar a Economia Verde e o papel estratégico da produção e fornecimento de ApR – Água para Reutilização, explorando “desafios e oportunidades para o território e o país”. Serão também discutidos projectos e iniciativas, assim como os drivers que impulsionam a sustentabilidade e a inovação no sector.
Em nota de Imprensa, a SIMARSUL explica que este ciclo de conferências, iniciado no passado mês de Março, “reflecte o compromisso” da empresa com o “desenvolvimento sustentável” da região e a “promoção da qualidade de vida” das populações. “Os encontros têm servido para aproximar a comunidade e os stakeholders, promovendo uma reflexão conjunta sobre os desafios da gestão da água e as oportunidades da circularidade”, refere a nota.
Quanto ao evento na cidade do Sado, este será aberto à população e gratuito, sendo necessária inscrição prévia através do formulário disponível no site oficial da SIMARSUL. A empresa acrescenta também que o programa detalhado e os conteúdos das sessões anteriores, estão disponíveis na área dedicada ao ciclo “SIMARSUL 20 Anos” no site da empresa.
Nessa tarde o debate contará com a moderação de José Sardinha, vice-presidente da Águas de Portugal (AdP), uma figura que desempenhou “um papel crucial na fundação e trajectória” da SIMARSUL, tendo sido administrador executivo da empresa entre 2004 e 2012 e presidente da Águas do Vale do Tejo, entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal, de 2015 a 2017.
Quanto à inauguração da sessão, essa estará a cargo de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e pela Administração da Águas de Portugal. A mesa-redonda contará com uma “ampla representação” de parceiros que trarão “perspectivas diversificadas” ao debate. Relativamente ao encerramento, este será conduzido por Francisco Narciso, presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL.