19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Antigo bispo de Setúbal reeleito presidente da Conferência Episcopal

Antigo bispo de Setúbal reeleito presidente da Conferência Episcopal

Antigo bispo de Setúbal reeleito presidente da Conferência Episcopal

D. José Ornelas foi reconduzido até 2026, enquanto diocese sadina continua em “Sede Vacante”

 

O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, foi reconduzido hoje na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), para o triénio 2023-2026, mantendo-se o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, como vice-presidente, e o padre Manuel Barbosa como secretário.

- PUB -

Como vogais do Conselho Permanente, foram eleitos D. Manuel Linda (bispo do Porto), D. Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora), D. José Traquina (Santarém) e D. António Moiteiro Ramos (Aveiro). D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, é membro Conselho Permanente na qualidade de Patriarca de Lisboa, informou a CEP em comunicado.

José Ornelas, de 69 anos, é bispo de Leiria-Fátima desde Março de 2022, depois de ter estado na diocese de Setúbal desde 2015. A diocese encontra-se em “Sede Vacante” há quase um ano, termo que se aplica ao período que decorre desde a morte ou renúncia de um Papa até à eleição do sucessor.

Enquanto não é nomeado o sucessor de D. José Ornelas, que foi transferido para a Diocese de Leiria-Fátima, o governo compete ao Colégio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administrador Diocesano de Setúbal, o que significa que todas as obrigações do Bispo são por si assumidas.

- PUB -

O anterior Bispo de Setúbal sucedeu a D. Gilberto Canavarro dos Reis, sendo que a saída de D. José Ornelas de Setúbal representou um acontecimento inédito na diocese sadina, na qual D. Manuel Martins e D. Gilberto Canavarro dos Reis, os dois bispos antecessores, ocuparam o cargo até à renúncia por motivos de idade.

Com LUSA

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -