27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPedro Pina elogia profissionais do centro hospitalar em encontro científico

Pedro Pina elogia profissionais do centro hospitalar em encontro científico

Encontro científico “Desafios em Medicina Intensiva” teve lugar no Mercado do Livramento

 

- PUB -

Foi durante um encontro com profissionais de saúde de várias áreas, de todo o País, que Pedro Pina, vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, reconheceu o trabalho dos profissionais de medicina intensiva do Hospital de São Bernardo.

“A Unidade de Cuidados Intensivos é, de facto, um suporte fundamental do hospital e, acima de tudo, é um suporte que está no âmbito daquilo que é a resposta da urgência, do bloco operatório de doentes cirúrgicos e doentes médicos graves. Foram estes profissionais que passaram, indefinidamente, dias e horas a responder aos horrores e aos cenários das decisões de fim de linha que tiveram de tomar”.

O autarca falava à margem de um encontro científico, que decorreu entre quinta e sexta-feira no Mercado do Livramento, denominado “Desafios em Medicina Intensiva”. Integrada no programa das I Jornadas de Medicina Intensiva de Setúbal, a sessão juntou “médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, directores e coordenadores das unidades de cuidados intensivos e intermédios do País”, como explica nota de Imprensa da autarquia.

- PUB -

Ao relembrar a pandemia da covid-19, e a forma como estes profissionais lidaram com toda a situação, deixa uma palavra de “reconhecimento”. “É com enorme reconhecimento que olho para estes profissionais que trabalham na excelência com o doente crítico”.

Rosa Ribeiro, directora do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São Bernardo, foi outra das participantes do painel, tendo apresentado “a história deste serviço, inaugurado em 1985, com o nome Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de São Bernardo e sob a direcção de Luís Sá Pereira”.

Luís Pombo, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida – ex-director da ACES Arrábida que agora integra a ULS tal como o centro hospitalar – referiu que a importância do “trabalho em rede entre cuidados hospitalares e cuidados primários é essencial, senão mesmo o pilar de toda a reorganização de cuidados, criando valor em saúde, investindo na formação, na investigação e também na satis-

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -