27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalBispo de Setúbal destaca nomeação para Beja do primeiro bispo saído do...

Bispo de Setúbal destaca nomeação para Beja do primeiro bispo saído do clero da diocese

Américo Aguiar refere  que “este é um belo presente” que confere confiança “no presente e no futuro da diocese de Setúbal”

 

- PUB -

O bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar, saudou esta quinta-feira a nomeação do Vigário-Geral da diocese, padre Fernando Paiva, para bispo de Beja, sublinhando que é “o primeiro membro do presbitério sadino a assumir o múnus episcopal”.

Para Américo Aguiar, “este é um belo presente” que confere confiança “no presente e no futuro da diocese de Setúbal”.

O cardeal, que em 12 de Dezembro de 2023 nomeou Fernando Paiva como Vigário-Geral de Setúbal, acrescenta na sua saudação que “o território vizinho da diocese de Beja não será totalmente estranho” ao novo bispo, “seja pela partilha territorial civil de Troia, concelho de Grândola, seja pelos últimos anos em que a Formação Permanente do Clero – que tão bem acompanhou – decorreu em conjunto com clero de outras dioceses, nomeadamente aquela que é agora a sua diocese de Beja”.

- PUB -

“Agradeço reconhecido a vida que deu com tanta generosidade e empenho à Diocese de Setúbal, nas mais diversas tarefas, nomeadamente na Paróquia da Anunciada e na Vigararia Geral”, acrescentou Américo Aguiar na sua mensagem sobre a nomeação de Fernando Paiva como titular da diocese de Beja, onde vai substituir o bispo João Marcos, de 74 anos.

O Papa Francisco nomeou hoje o padre Fernando Paiva, actual Vigário-Geral da diocese de Setúbal, como novo bispo de Beja, substituindo no cargo o actual prelado, João Marcos.

Fernando Paiva, de 61 anos, foi ordenado padre em 10 de Abril de 2005 e era, até agora, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal.

- PUB -

Natural de Oliveira, São Pedro do Sul, onde nasceu em 26 de Novembro de 1962, antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.

Membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Protecção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Setúbal, o novo titular episcopal de Beja desempenhou também as funções de presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero setubalense.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Diocesano de Setúbal, primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.

Foi ainda responsável pelo acompanhamento dos padres novos e pela formação permanente do clero em Setúbal e membro do Conselho Presbiteral desde 2014

O ainda bispo de Beja, João Marcos, que tem problemas de saúde desde há alguns anos, esteve debaixo de polémica no início de 2023, quando, em entrevista à SIC a propósito dos casos de abuso sexual no seio da Igreja Católica, afirmou: “Todos somos pecadores, todos somos limitados, todos temos falhas. Esta maneira de abordar não é muito católica. Na Igreja Católica existe o perdão”.

O prelado também causou polémica quando, na sequência da publicação do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, admitiu ao jornal Observador não ter respondido ao pedido de entrevista daquela comissão “por esquecimento”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -