27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal“Venham Mais Vinte Cinco” oferece mais de 50 iniciativas para comemorar Abril

“Venham Mais Vinte Cinco” oferece mais de 50 iniciativas para comemorar Abril

Concertos, peças de teatro, exposições e actividades. Há iniciativas para todos os gostos que se vão estender até Junho

 

- PUB -

Dez concertos, dez peças de teatro, oito encontros, sete exposições, sete actividades desportivas, quatro cerimónias, quatro actividades para crianças e uma sessão de literatura. São mais de cinquenta as iniciativas que compõem o já conhecido programa “Venham Mais Vinte Cinco”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Construído e orientado por uma Comissão de Honra, onde constam nomes de personalidades da sociedade da cidade de Setúbal, como é o caso de, por exemplo, Albérico Afonso, Arlindo Mota, Diogo Ferreira, Francisco Alves Rito – director do jornal O SETUBALENSE – e, Jaime Pinho, entre muitos outros nomes.

Foi por isso, no sentido de mobilizar os cidadãos para o envolvimento nas mais variadas áreas da cultura e do lazer, orientado um programa que pode ser consultado na íntegra no site oficial das comemorações (https://www.venhamvintecincos.pt/).

- PUB -

Na música, Abril será o mês em que várias bandas, músicos e grupos vêm à cidade setubalense para momentos sonoros. Aponta-se por isso os ensaios da Ópera no Meu Bairro pela Associação Setúbal Voz (entre 2 e 4 de Abril), o tenor João Mendonza que actua no Fórum Municipal Luísa Todi fazendo-se acompanhar pela Orquestra Ligeira do Conservatório de Palmela (5 de Abril), o concerto Ópera no Meu Bairro (dia 7), o espectáculo “1976, A Evolução dos Cravos” (dias 12 e 14), Vitorino Quarteto (19 de Abril), Salomé Caldeira, Ricardo Miguel e André Cabica (20), Três Tristes Tigres (21), e para a véspera, e no dia das comemorações Marisa Liz junta-se a A Garota Não e a Cláudia Pascoal, no Largo José Afonso (24), sendo que estas duas últimas artistas voltam a palco no dia seguinte com António Zambujo.

Os vários encontros já começaram, ontem, com a pintura de um mural no Largo Eduardo Maria Duarte, outro amanhã com a Tertúlia de Abril no Arquivo Municipal, “Por ser mulher não podia…” (dia 22), e, As Novas Cartas Portuguesas (a 31 de Março). Segue-se, em Abril, “Com o Sonho das Mãos – Das Barracas à Dignidade” (dias 6 e 7), “Os Militares e a Política” (12), a pintura de outro mural na Praceta da Ilha da Madeira (dia 13), e, para fechar, “Conferências Valorizar o(s) Património(s)” (27 de Abril).

Várias são também as exposições que vão preencher as paredes de vários espaços do concelho, nomeadamente, “Homenagem às mulheres na resistência à Ditadura” (de 8 de Março a 29 de Junho na Avenida Luísa Todi), “Resiliência” (de 23 de Março a 29 de Abril na Galeria Municipal do 11), “25 de Abril de 1974 | 50 Anos Depois” (23 de Março a 29 de Junho no Museu do Trabalho Michel Giacometti), entre outros.

- PUB -

Outras actividades também são esperadas como é o caso da sessão de cinema de “Capitães de Abril”, a 18 de Março no Fórum Municipal Luísa Todi, e a estreia de “Em silêncio – Presos Políticos”, de Teresa Sobral e Irene Pimentel, no mesmo espaço mas a 17 de Abril.

Editorial | Presidente deixa mensagem

“Comemorar Abril é uma oportunidade de afirmar os valores da liberdade e de valorizar o caminho de aprofundamento da democracia participativa”, assim começa a mensagem deixada no site pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Ao lembrar José Afonso, “um artista que adoptou Setúbal, onde viveu, antes e depois do 25 de Abril, e onde foi sepultado após a sua morte, a 23 de Fevereiro de 1987”, o autor
de “Grândola Vila Morena” é associado às comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974 que, na cidade de Setúbal, dão pelo nome “Venham Mais Vinte Cinco”.

“Setúbal, muitas das suas personalidades, dos seus homens e mulheres de cultura, dos seus militares, dos seus artistas, dos seus trabalhadores, dos seus empresários, sofreram,
resistiram ou lutaram com e contra a ditadura e pugnaram, participaram e ajudaram
a construir a democracia portuguesa”, escreve o edil sadino.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -