3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalDois dos prédios do Bairro das Manteigadas já estão requalificados

Dois dos prédios do Bairro das Manteigadas já estão requalificados

Falta ainda concluir a obra em quatro prédios, de uma intervenção global que cria melhores espaços comuns e eficiência energética

- PUB -

Já estão concluídas as obras em dois prédios intervencionados no Bairro das Manteigadas, em Setúbal, enquanto em outros quatro estão em fase de conclusão. Trata-se de edificado habitacional propriedade da Câmara Municipal, alvo de requalificação.

O balanço é feito pela autarquia que, em nota de Imprensa, refere que em visita ao bairro o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, disse que este primeiro investimento, “superior a seis milhões de euros, está a provocar uma alteração muito grande na estrutura física” naquele espaço urbano.

Quanto às verbas aplicadas neste conjunto de intervenções, uma parte é “financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – 1.º Direito realizado no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Setúbal”, explicou.

- PUB -

Acrescenta a autarquia que o “Projecto de Reabilitação do Bairro das Manteigadas”, neste âmbito do PRR, além de “intervenções nas casas, promove a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao interior dos edifícios”.

Neste momento, “estão dois prédios completamente prontos” e ainda “quatro em estado avançado de prontidão”, sublinhou Carlos Rabaçal, que lembrou o facto do Bairro das Manteigadas ter 113 habitações em 19 prédios. “São mais de 300 moradores que irão beneficiar desta intervenção, que vem criar condições de habitabilidade e condições de maior dignidade de vida aos moradores”.

Ou seja, com estas intervenções, “foram criadas condições de habitabilidade e conforto, quer sonoro, quer térmico, mas também em termos de eficiência energética e com as vantagens que isso traz para os moradores”, realçou Carlos Rabaçal, destacando que este é o “resultado de um trabalho muito intenso, longo e que ainda continua”.

- PUB -

Ao mesmo tempo, apontou a “importância” deste trabalho “ter sido feito com a participação dos moradores” que, inclusivamente, “elegeram uma comissão para acompanhar as obras”, o que criou “uma relação muito próxima” entre os habitantes e o empreiteiro.

No capítulo “Reabilitação do Bairro das Manteigadas – Intervenção em Espaços Comuns, Cozinhas e Instalações Sanitárias”, a empreitada implica um investimento de 4 milhões, 733 mil e 723,56 euros, e foi lançada com base nas prioridades definidas para a requalificação do parque habitacional municipal.

No que concerne à Eficiência Energética, a intervenção considera um valor de 1 milhão, 299 mil e 985 euros, num bairro que foi construído entre 1997 e 1998 no âmbito do Programa Especial de Realojamento e integra o parque de habitação social da propriedade da Câmara Municipal de Setúbal, de cerca de 1 800 habitações.

Refere a autarquia que a requalificação do Bairro das Manteigadas foi candidatada pela Câmara Municipal a apoio comunitário, tendo a operação recebido financiamento ao abrigo do Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, com fundos canalizados através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -