20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Ministra da Presidência prevê “salto qualitativo na vida dos portugueses”

Ministra da Presidência prevê “salto qualitativo na vida dos portugueses”

Ministra da Presidência prevê “salto qualitativo na vida dos portugueses”

Mariana Vieira da Silva ‘encerrou’ debates socialistas. Governante remete apoios à península para PRR e quer ver tema do aeroporto resolvido

 

Os plenários federativos do Partido Socialista (PS) dedicados ao estado da Nação terminaram, tendo o Estado da Nação, sob o mote “Governar a pensar nas pessoas”, como temática.

- PUB -

Nesta conferência, que contou com a presença de Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, foram debatidos aumentos de preços, execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e subida dos salários. A governante analisou ainda a questão do Arco Ribeirinho Sul, das NUTS Península de Setúbal e o novo aeroporto.

A O SETUBALENSE, a ministra da Presidência explicou que nesta sessão se fez um balanço de um ano que era “particularmente difícil” e onde os grandes obstáculos, “que tinham sido identificados há um ano”, têm sido ultrapassados. A governante considera que o Governo tem dado passos relativamente ao combate ao aumento de preços, na questão da energia, na execução do PRR e na subida dos salários. “Em todas estas dimensões temos dado passos e isso abre caminho àquilo que nós esperamos que sejam anos de um salto qualitativo na vida dos portugueses e na capacidade de crescimento do nosso país“, esclareceu.

O Partido Socialista promoveu 17 plenários de militantes dedicados ao estado da Nação, sob o mote “Governar a pensar nas pessoas”, percorrendo 17 distritos e estruturas federativas do partido.

- PUB -

Os plenários, abertos à participação de militantes e simpatizantes socialistas, realizaram-se até ao debate do estado da Nação, no Parlamento, marcado para amanhã, 20 de Julho.

Arco Ribeirinho Sul sem avanços

Mariana Vieira da Silva garante que os trabalhos relativos ao Arco Ribeirinho Sul estão em curso, embora não consiga precisar nenhum projecto em concreto, explicando que se trata de um território que “precisa de uma estratégia”. A governante esclarece que “não é um único projecto”, mas sim “uma visão integrada que será desenvolvida”.

- PUB -

Quanto às NUTS Península de Setúbal, que só vai produzir efeitos em termos de coesão de fundos comunitários a partir de 2027, a ministra da Presidência explica que os apoios previstos até lá se enquadram no PRR. Isto tendo em conta quenão tem as restrições em termos de medidas a ser desenvolvidas face aos territórios” e permite assegurar projectos para a Península de Setúbal, de “combate à pobreza e de promoção de integração das populações”.

“Também na área das agendas mobilizadoras podemos ter apoio em muitas empresas que se localizam nestas regiões, e é por isso que temos, enquanto existir PRR, uma solução estrutural para o problema”, referiu.

Governante quer “problema” resolvido

Mariana Vieira da Silva reafirmou que o Governo tem uma comissão a fazer os estudos, relativamente à localização do novo aeroporto, sendo que é com base nessa informação que serão tomadas as decisões. Para a ministra, é fundamental aguardar pela resposta da comissão nomeada. “A nossa perspectiva agora é aguardar o estudo, num quadro de acordo com o maior partido da oposição para pudermos de uma vez por todas, resolver o problema e ter um novo aeroporto”, rematou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -