12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Maria Adelaide Rosado Pinto homenageada em competição de piano do Conservatório de Setúbal

Maria Adelaide Rosado Pinto homenageada em competição de piano do Conservatório de Setúbal

Maria Adelaide Rosado Pinto homenageada em competição de piano do Conservatório de Setúbal

Trabalho excepcional no mundo da música e associações recordado por professores e antigos alunos

A vida e obra da professora, pedagoga, musicóloga, compositora e poetisa, Maria Adelaide Rosado Pinto, é inspiração para a primeira edição do concurso de piano no Centro Cultural do Conservatório Regional de Setúbal que irá decorrer este fim-de-semana. A conferência de apresentação da competição decorreu esta quarta-feira.

- PUB -

Num concurso destinado a estudantes de música entre os 7 e os 18 anos, Eduardo Jordão, professor do conservatório, esclarece a importância de haver “uma participação inclusiva e diversificada” nas idades mais jovens e também a importância de celebrar o legado de Maria Rosado Pinto. Numa competição onde se pretende “valorizar a música de compositores portugueses”, o docente esclarece a necessidade de se conhecer música nacional, tornando-se obrigatória a apresentação de uma peça portuguesa.

Presente na conferência, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, homenageou a professora Maria Rosado Pinto pelo seu “trabalho de dinamização cultural e associativa” e ainda congratulou a organização do concurso por “promover o ensino da música e dinamizar a cultura” no concelho, como descreve a nota de Imprensa do município.

António Laertes, antigo aluno da homenageada, acredita que o concurso irá “ajudar e preservar” o seu legado recordando o seu sucesso no mundo da música, e que este vai dar a conhecer aos mais jovens um nome “que foi muito importante para os seus professores e para Setúbal”.

- PUB -

Para além do seu percurso musical, António recorda-se de como Maria Rosado Pinto terá sido a co-fundadora do Coral Infantil de Setúbal, do Coral Luísa Todi, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), e também do Conservatório Regional de Setúbal.

O primeiro concurso de piano, que homenageia Maria Rosado Pinto, reúne 26 jovens pianistas e tem audições na manhã de amanhã, a partir das 10h30, e no domingo haverá um recital de laureados às 16 horas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -