28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalPSD Setúbal leva ao Parlamento proposta aprovada em assembleia municipal

PSD Setúbal leva ao Parlamento proposta aprovada em assembleia municipal

Nuno Carvalho questionou o ministro Duarte Cordeiro sobre negociação do Governo com entidades

 

- PUB -

“O Governo está disponível para aceitar a recomendação que a Assembleia Municipal de Setúbal lhe dirigiu, através da deliberação a 19 de Junho de 2023, que solicita a negociação do Ministério do Ambiente e da Acção Climática com os vários intervenientes no sistema de recolha e tratamento de resíduos urbanos, nomeadamente, a AMARSUL, de forma a que sejam encontradas formas de financiamento alternativas do sistema e valorização de receitas, particularmente com a modificação do ambiente contratual e regulatório, com o intuito de mitigar o impacto financeiro sobre os cidadãos, utentes do sistema?”.

Foi esta a pergunta que Nuno Carvalho, presidente da Comissão Política do PSD de Setúbal (CPS) e deputado eleito pelo Distrito, dirigiu a Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Acção Climática, tendo por base uma proposta aprovada em Assembleia Municipal de Setúbal, no passado mês de Junho.

Para os social-democratas a grande preocupação prende-se com o “aumento exponencial do preço da recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos”, explica a CPS em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

- PUB -

Assim, o partido fez aprovar, na Assembleia Municipal de Setúbal – realizada a 19 de Junho – uma proposta que pretende pôr o Governo e várias entidades do sistema de recolha e tratamento de resíduos urbanos, nomeadamente a AMARSUL, a trabalhar em conjunto para “encontrar formas de financiamento e alternativas do sistema e valorização de receitas, nomeadamente com a modificação do ambiente contratual e regulatório, com o intuito de mitigar o impacto financeiro sobre os cidadãos, utentes do sistema”.

A medida vai agora ser levada ao Parlamento, segundo informa a Comissão Política do PSD de Setúbal, “numa tentativa de encontrar respostas concretas que permitam a não concretização do que consideramos ser mais uma penalização para os munícipes”.

O PSD explica que, tendo em conta o “contexto fortemente regulado em que se insere esta questão”, a AMARSUL vê-se obrigada a praticar elevados preços que, a Câmara Municipal de Setúbal, terá de aprovar, e que só existem duas opções. “[A autarquia] ou cobra um novo e aumentado preço na factura dos Serviços Municipalizados ou paga através do seu orçamento, chegando sempre ao ponto comum em que os setubalenses vão pagar mais quando lhes foi prometido que a factura da água iria diminuir”.

- PUB -

Consideram que este é um elevado aumento para os munícipes setubalenses e azeitonenses, pedindo ao Governo que tome medidas neste sentido. “Este aumento representa uma despesa de 1 milhão e 150 mil euros para a autarquia, e um aumento de 39% na factura das famílias, numa clara ameaça à sustentabilidade financeira e equilíbrio das contas municipais e dos munícipes, num momento particularmente sensível”, finalizam.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -