27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalFaleceu Duarte Machado, antigo vereador da Câmara de Setúbal e presidente da...

Faleceu Duarte Machado, antigo vereador da Câmara de Setúbal e presidente da delegação da Cruz Vermelha

Formado em Turismo e ligado a este sector ao longo da vida, foi consultor e dirigente de várias entidades publicas e privadas

 

- PUB -

O antigo vereador da Câmara Municipal de Setúbal e presidente da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, Duarte Machado, faleceu ontem, dia 12, aos 79 anos de idade, a pouco dias de celebrar 80 anos, que completava no próximo dia 18.

Nascido em Setúbal a 18 de Agosto de 1941, Duarte Machado foi vereador, eleito pelo PSD, com os pelouros do Turismo, Desenvolvimento Económico, Programa de Apoio ao Comércio e Serviços, Publicidade Comercial, Ocupação da Via Pública, Fiscalização Municipal e Saúde. Foi também consultor para a área da Saúde da Câmara Municipal de Setúbal entre 2006 e 2011.

Era licenciado em Turismo pelo Instituto de Novas Profissões e foi bolseiro da OCDE em França. Desempenhou diversos cargos e funções, com destaque para a área do Turismo, como sócio-gerente da Viagens ABC e da Portugal Viva, secretário-geral e diretor executivo do Gabinete de Incentivos Congressos de Lisboa, diretor da Federação Europeia das Cidades de Congressos, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo.

- PUB -

Foi consultor de Turismo do Instituto do Comércio Externo, Turismo e Investimento Estrangeiro, docente do Instituto Nacional de Formação Turística, Escola Superior de Turismo de Bicesse, consultor da Sonae Turismo e da Câmara Municipal de Lisboa. Membro da Comissão Executiva da Região de Turismo da Costa Azul, da Comissão Executiva da Região de Turismo do Algarve e da Comissão Municipal de Turismo de Lisboa. Foi também presidente do Conselho Fiscal da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. Foi ainda diretor-geral e vice-presidente dos Capristanos.

Mas foi como presidente da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, a partir de 2011, que mais de destacou na fase final da sua vida.

Em 2014, numa entrevista a Joaquim Gouveia, para a rubrica ‘Gente gira da região’, dizia já ser um homem realizado. “Sinto-me realizado. No aspeto profissional tentei valorizar-me, e no humano acho que com a idade tenho vindo a melhorar com mais sensibilidade e abertura para os outros.”, afirmou.

- PUB -

A actual presidente da Câmara de Setúbal diz que Duarte Machado ficará na memória da cidade.

“Deixou-nos um homem bom. Um homem que amou a sua cidade e por ela tudo fez. Deixou-me um bom e querido amigo. Duarte Machado ficará para sempre na nossa memória e, acima de tudo, na memória da nossa cidade.”, publicou Dores Meira na sua página no Facebook.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -