29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalChaminés da antiga Central Termoeléctrica caem no domingo

Chaminés da antiga Central Termoeléctrica caem no domingo

Depois de uma tentativa falhada no início do mês, operação deve concretizar-se no próximo dia 29 de Março

 

- PUB -

As duas torres da antiga Central Termoeléctrica de Setúbal devem ser demolidas no próximo domingo, dia 29 de Março, de acordo com a autarquia sadina.

O derrube das chaminés estava marcado para o passado dia 9, inclusivamente com milhares de pessoas a prestarem atenção aos trabalhos, mas uma falha de comunicação entre detonadores obrigou a EDP a adiar a implosão.

Se a logística for semelhante à de dia 9 de Março, são colocados 150 a 200 quilos de explosivos na base de cada uma das chaminés e, em volta, piscinas de água com explosivos, para que seja criada uma cortina de água que minimize a projecção de poeiras.

- PUB -

O derrube das duas torres, que medem 200 metros de altura e pesam 11 mil toneladas, é um marco no desmantelamento da antiga central, que está a 60% e ficará concluído até final do presente ano. Após esta fase de desmantelamento, seguir-se-á a limpeza e descontaminação dos solos.

De acordo com Rui Teixeira, da EDP Produção, a desactivação da unidade custa 18 milhões de euros à EDP e 90% dos materiais sobrantes são reaproveitáveis. Muitos para a sucata e, no caso do betão das torres, para enchimento de terras ou brita.

Demolição condiciona trânsito

A Câmara Municipal de Setúbal anunciou ainda que o trânsito vai estar condicionado em vários locais devido aos trabalhos.

- PUB -

Entre as 12h00 e as 14h00 a circulação está fechada em diferentes vias, como, por exemplo, o viaduto da Somincor, entre a passagem de nível da Cachofarra e a intersecção entre a Rua Principal das Prais do Sado. Como alternativa, existe a Avenida Belo Horizonte.

Destaque ainda para a proibição de automóveis entre o cais da Sapec e a passagem de nível, a via de fuga da Mitrena, e o encerramento da Estrada Nacional 10-8, especificamente o viaduto sobre os caminhos-de-ferro que serve o Parque da Sapec. Aqui, o encerramento é no troço entre o nó com a Estrada de Santas e a entrada para a Mitrena.

A Rua Principal das Praias do Sado também regista um corte de trânsito, a partir da intersecção com a Rua Tomás Ribeiro

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -