27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPSD de Setúbal exige contratação de mais veterinários municipais

PSD de Setúbal exige contratação de mais veterinários municipais

Partido está preocupado com embarque de animais no Porto de Setúbal e reuniu com DGAV. Pedro Antunes diz que município deve contribuir para o bem-estar animal

 

- PUB -

O PSD de Setúbal exige a contratação de mais médicos veterinários pela Câmara Municipal de Setúbal, fez saber a concelhia do partido em comunicado enviado ao DIÁRIO DA REGIÃO, que tem acompanhado as notícias sobre o embarque de animais no Porto de Setúbal “com grande preocupação”

“Sabendo que a Câmara Municipal de Setúbal conta no seu quadro com dois médicos veterinários municipais, os quais vêm o seu vencimento ser comparticipado em 40% pela DGAV, têm o dever de, nos termos da legislação vigente, colaborar com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR), na área do respectivo município, em todas as acções levadas a efeito nos domínios da saúde e bem-estar animal, o PSD não entende a inércia dos respectivos serviços municipais relativamente a esta questão, bem como o silêncio do executivo, pois não podemos deixar de lembrar que os médicos veterinários municipais dependem, hierárquica e disciplinarmente, do presidente da câmara da respectiva área da sua intervenção.”, defende o partido.

O deputado municipal Pedro Vietas Antunes liderou uma delegação do PSD de Setúbal, que reuniu com a Subdirectora Geral da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária 8DGAV), Graça Mariano, e sustenta que “com a crescente transferência de competências da DGAV para os municípios, trazendo responsabilidades acrescidas a este corpo médico, torna-se necessário o reforço do seu quadro, através de abertura de procedimento concursal, com o objectivo de dotar esta autarquia de mais meios humanos necessários ao acompanhamento aos novos desafios que lhe são postos”.

- PUB -

Os portos de Setúbal e de Sines têm sido utilizados, desde 2015, para o embarque de milhares de animais, ovinos e bovinos, para Israel. Este transporte é contestado pela Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos (PATAV) que denuncia o que diz serem violações da legislação nacional e comunitária.

Na semana passada foram embarcados mais 11 mil animais, sobretudo ovelhas. Navio Uranos L saiu do Porto de Setúbal com seis mil cabeças e o navio Julia LS, embarcou cinco mil em Sines.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -