4 Agosto 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Seixal Festas de Corroios apresentadas com homenagem a Xutos

Festas de Corroios apresentadas com homenagem a Xutos

Uma escultura da banda e o seu nome atribuído ao anfiteatro das festividades. Público encheu recinto. Autarcas salientam promoção da cultura

- PUB -

O anfiteatro das Festas Populares de Corroios passou a denominar-se “Xutos & Pontapés”, numa homenagem à consagrada banda portuguesa, no dia em que foi apresentada a programação das festividades de 2018. O Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva encheu-se para acolher a cerimónia da apresentação oficial das Festas de Corroios e, ao mesmo tempo, distinguir aos Xutos & Pontapés, banda que desde sempre aceitou participar nas festividades e que mereceu ainda uma sua escultura no anfiteatro que agora ganhou a sua própria designação.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, fizeram as honras da casa, realçando a aposta realizada quer pelo município quer pelas associações na promoção da cultura. A recente distinção atribuída pela Sociedade Portuguesa de Autores ao município do Seixal, com o prémio de “Melhor Programação Cultural Autárquica”, foi um exemplo salientado pelos autarcas.

- PUB -

No que toca à próxima edição das Festas de Corroios, Joaquim Santos não poupou elogios ao executivo da junta de freguesia bem como a todos os que contribuem para que as referidas festividades sejam hoje “um dos maiores eventos culturais a sul do País”.

O presidente da Câmara debruçou-se depois sobre a banda homenageada, os Xutos & Pontapés, fazendo notar a importância do grupo junto dos jovens. “A cultura do nosso País precisa dos Xutos e por isso vamos homenageá-los”, observou.

Palavras registadas com satisfação pelos elementos da banda, que não esconderam emoção pela homenagem prestada. “Espero que todos reconheçam a importância de ter um recinto como este”, no qual se apresenta “o que de melhor se faz no País”, disse Tim, em nome do grupo.

- PUB -

Antes mesmo da apresentação do programa musical das próximas Festas de Corroios, Eduardo Rosa agradeceu ao movimento associativo, tecido empresarial, parcerios, comissão de festas e executivo da junta, assim como à Câmara Municipal. Realçou o objectivo da junta em servir as populações, muitas vezes “fazendo muito com pouco”.

Depois de apresentada a programação, o público presente acompanhou os Xutos & Pontapés ao local onde ficou a escultura da banda, no anfiteatro que a partir de agora passou a designar-se Anfiteatro Xutos & Pontapés.

A ocasião foi ainda abrilhantada por uma actuação das crianças da Escola Básica de Santa Marta de Corroios e do Jardim-de Infância de Vale de Milhaços.

 

Xutos, Tiago Bettencourt e João Pedro Pais na programação

Xutos & Pontapés, como não poderia deixar de ser, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Mariza e Resistência são algumas das atracções principais da programação musical das Festas de Corroios este ano. A estes juntam-se ainda Ramp, o Festival de Folclore, Peña Kalimotxo, Abba (banda portuguesa de tributo) e Matias Damásio.

- PUB -

Mais populares

Chega apresenta candidatos a Setúbal com vontade de fazer história

Cláudio Fonseca, negro e oriundo da Bela Vista, é cabeça-de-lista à Freguesia de São Sebastião. "Prova que no Chega não há racismo"

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -