26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal com muita animação preparada para assinalar Carnaval 2017

Setúbal com muita animação preparada para assinalar Carnaval 2017

Desfiles infantis, espectáculos de palco e animações ao ar livre, entre outras actividades, vão assinalar as comemorações no concelho de Setúbal, entre 24 de Fevereiro e 1 de Março. Cor, magia, dança e recuperação de tradições antigas

O programa do Carnaval de Setúbal 2017, promovido pela Câmara Municipal, com o envolvimento das juntas de freguesia e do movimento associativo, começa com um desfile da comunidade educativa, dia 24, às 10h00.

- PUB -

“Cerca de duas mil crianças dos jardins-de-infância e das escolas do ensino básico são esperadas neste desfile, que começa e acaba na Praça de Bocage, com passagem pela Avenida Luísa Todi e as ruas da Baixa comercial”, revela a autarquia, acrescentando que “no final são anunciados os três primeiros classificados de um concurso de máscaras, avaliados segundo critérios de originalidade, criatividade e reaproveitamento de materiais, entre outros”.

Em Azeitão, no mesmo dia, o Entrudo é comemorado com os desfiles das escolas e infantários locais, numa acção organizada pela Junta de Freguesia local. Às 10h00, a festa é em Vila e Nogueira e, às 14h30, em Brejos de Azeitão. À noite, pelas 21h30, na sede do Grupo Desportivo Independente, em São Sebastião, é recriada uma cegada, organizada pela Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal (ACTAS), que, explica a edilidade, “recupera uma das mais antigas tradições carnavalescas”, com mascarados a percorrerem as ruas, fazendo-se de cegos, enquanto cantam temas relacionados com a actualidade.

No dia 25, pelas 15h00, na Praça de Bocage, a ACTAS vai recriar a tradição, desta feita “com um espectáculo cómico, acompanhado à viola e à guitarra e com personagens caracterizadas a cantar amores, vitórias, conquistas, infortúnios e calamidades da sociedade”. À noite, há música e bailes no Clube Desportivo da Gâmbia, na União Desportiva e Recreativa das Pontes e no Grupo Desportivo Independente.

- PUB -

Até o Mickey e a Minnie vão festejar

O domingo de Carnaval é um dos dias de maior folia um pouco por todo o concelho. Entre as 14h00 e as 17h30, na Praça de Bocage, as mascotes Mickey e Minnie vão alegrar a pequenada. Haverá também desfile de carnaval personalizado com as crianças e oferta de balões gigantes. Para as 16h00, está previsto o espectáculo de palco com a apresentação e boas-vindas do Mágico Banana e as suas magias divertidas e canções à viola e o passatempo “As Vozes Mágicas”, com a participação dos divertidos bonecos “Os Super Amigos”.

Ao final do dia, dedicado à diversão na Praça de Bocage, acontecerá música animada, com as crianças a serem convidadas a dançar num palco.

- PUB -

“Ao longo de domingo, paralelamente, decorrem várias actividades um pouco por todo o concelho. Às 15h00, tem início o Desfile do Carnaval Trapalhão do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição. À mesma hora acontece o desfile Foliões do Sado, uma organização conjunta de Estrelas do Faralhão Futebol Clube, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, Associação Desportiva e Cultural e Veteranos de Santo Ovídio. O percurso do desfile começa na Rua Principal das Praias do Sado, passa pela Rua Gomes Leal e termina na Rua da Escola”, salienta a auatarquia. Pelas 17h00, na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, haverá música com o baile do Irmão L.A.

A noite de Carnaval é assinalada na segunda-feira com baile de Fátima Dias, às 21h00, no Alto da Guerra Sport Club. Meia hora mais tarde, começa o Baile de Carnaval do Grupo Desportivo Independente.

O programa de comemorações reserva para terça-feira, na Praça de Bocage, entre as 14h00 e as 17h30, o concurso “Karaoke Kids”, uma sessão fotográfica com adereços divertidos com a oferta das fotografias impressas no momento. A tarde conta ainda novamente com a presença das Mascotes Mickey e Minnie. Às 16h00 o Mágico Banana volta a subir ao palco e haverá ainda o passatempo “Qual é a Música” e o “Jogo da Memória”, com danças e coreografias, e a presença do “Super Panda”. Ainda na tarde de terça-feira, pelas 15h00, os Foliões do Sado voltam a desfilar pelas ruas, desta vez na Estrada de Santo Ovídio.

 

Enterro do Bacalhau no dia 1 de Março

Na quarta-feira, dia que marca o início do mês de março, acontece o tradicional Enterro do Bacalhau, previsto para as 21h00 e 21h30, respectivamente, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -