26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCâmara Municipal de Sesimbra exige desassoreamento da Lagoa de Albufeira

Câmara Municipal de Sesimbra exige desassoreamento da Lagoa de Albufeira

A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou, por unanimidade, uma moção pela urgente intervenção na Lagoa de Albufeira, na qual expõe as suas preocupações relativamente a este caso e exige que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) conclua o projecto de execução da abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira, que se encontra “em desenvolvimento há vários anos mas continua sem perspectivas de implementação”.

- PUB -

Assim, deliberou considerar que “até Abril de 2023 terão impreterivelmente de ser efectuados, através da APA ou através de contrato desta com o município, todos os trabalhos necessários à sobrevivência deste sistema lagunar”.

O município de Sesimbra tem assumido ao longo dos anos “praticamente todas as intervenções de melhoramentos, reabilitação e manutenção na Lagoa, onde se inclui a tarefa de efectuar as operações necessárias para abertura do canal de ligação ao oceano”, tal como aconteceu em meados do mês de Maio deste ano.

De acordo com o município sesimbrense, nos últimos anos tem-se verificado “o progressivo e acentuado assoreamento da designada ‘boca’ da Lagoa de Albufeira, situação que tem merecido diversos alertas por parte da Câmara Municipal de Sesimbra junto das entidades com jurisdição sobre esta matéria” e a “elevada quantidade de areia acumulada impede a existência da coluna de água suficiente para acompanhar a dinâmica das marés, o que por sua vez dificulta a abertura da Lagoa ao Mar”. Esta operação, que acontece todos os anos, é “essencial para a preservação da riquíssima biodiversidade deste sistema lagunar”.

- PUB -

No documento, onde é possível ler que “face à situação em que se encontra a zona vestibular da Lagoa de Albufeira, a cada ano acresce a dificuldade em manter a ligação ao oceano durante os meses necessários para a manutenção da boa qualidade da água”, a autarquia sugere ainda uma alternativa: a realização de uma dragagem de manutenção de um canal em toda a sua extensão da zona vestibular, até que o desassoreamento seja concluído.

Esta intervenção, de vital importância para a preservação da flora e fauna da Lagoa, está prevista no Estudo Prévio de Soluções Alternativas de Dragagem da Lagoa de Albufeira e de gestão de dragados e também no Estudo de Impacte Ambiental deste projecto, e, tal como pode ler-se no fim da moção, dela “depende o futuro da Lagoa de Albufeira”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -