27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraCamané com Mário Laginha e João Gil actuam na noite de 25...

Camané com Mário Laginha e João Gil actuam na noite de 25 de Abril

Programa, que começou em Março e se estende até Outubro contempla dezenas de actividades

 

- PUB -

Espectáculos teatrais, oficinas, mostras bibliográficas, debates, exposições e momentos musicais são as principais actividades que compõem o programa que a Câmara Municipal de Sesimbra projectou para comemorar, em grande, o cinquentenário do 25 de Abril de 1974.

Com grande parte dos eventos a concretizarem-se em Abril, mas com um calendário que ocupa os meses de Março a Outubro, são dezenas as iniciativas que têm lugar em vários pontos do município. Dois dos momentos altos das comemorações estão apontados para as noites de 24 e 25 de Abril. Neste primeiro, pelas 22 horas no recinto da Festa das Chagas, Davide Zaccaria, acompanhado de Filipa Pais, Maria Anadon, Vítor Paulo e Luiz Caracol interpretam “Por Terras do Zeca”, um tributo a José Afonso, nome sonante na luta contra a ditadura.

Antes de celebrar com muita música a noite de 25 de Abril, estão contempladas algumas cerimónias, que começam logo pela manhã. O Parque da Vila, na Quinta do Conde, recebe (pelas 9h30) actividades desportivas e culturais onde se dá sentido ao movimento associativo da freguesia. No mesmo horário, mas no Parque 25 de Abril, a homenagem “Chaimite – Símbolo da Revolução dos Cravos”. Prossegue-se com “Legado do Tempo” e “As Portas que Abril Abriu” (Fortaleza de Santiago, 11h30). A meio da tarde e início da noite, João Gil actua pelas 18 horas no Parque da Vila, e, pelas 21 horas o Castelo de Sesimbra recebe Camané e Mário Laginha em concerto.

- PUB -

Programa com iniciativas de Março a Outubro

Os 50 anos da Revolução dos Cravos já começaram a ser celebrados no concelho sesimbrense. Caso disso, e em matéria de exposições, são a mostra bibliográfica “Poetas da Revolução”, patente até amanhã, e, a exposição do documental “Mulheres e Resistência”, até sábado, ambos na biblioteca municipal.

Seguiram-se debates, homenagens, peças de teatro – algumas destas juntando também as comemorações do Dia Internacional da Mulher – mas é a partir do início do mês de Abril que o programa começa a compor-se com mais substância.

- PUB -

A Biblioteca Municipal de Sesimbra vai contar, entre os dias 2 e 30, com as exposições “A Semente da Liberdade” e “Biblioteca da Censura”, e pelas mesmas datas, “Celebrar Abril – Liberdade e Democracia”, no Polo de Leitura da Quinta do Conde. Marta Martins Silva vai apresentar a sua obra “Retornados: e a vida nunca mais foi a mesma”, na biblioteca pelas 15 horas de 6 de Abril, e pelas 21 horas, “Música Cá da Terra”, no Cineteatro Municipal João Mota.

No dia seguinte uma “Caminhada da Saúde” no Sesimbra Natura Parque. As iniciativas do programa retomam a 11 de Abril com a tertúlia “Greve dos Pescadores de 1900”, marcada para a sessão da Assembleia Municipal de Sesimbra. No sábado seguinte (13) o dia é dedicado aos jovens com o debate “Fórum Jovem… Peço a Palavra”, no MGBoos da Quinta do Conde, e, o teatro infantil “Histórias Vivas – Histórias de Abril”, com ponto de encontro no Baloiço de Santana.

De resto, uma oficina de escrita criativa para crianças (dia 20 a partir das 10h30 na biblioteca), o “Desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra”, dia 21 na Avenida da Liberdade e a interpretação de “Grândola, Vila Morena!”, dia 23 de Abril na biblioteca, são também iniciativas contempladas no programa que só termina a 12 de Outubro, momento até ao qual está patente, na biblioteca municipal, a exposição “25 de Abril Presente e Futuro”, que é inaugurada a 17 de Setembro.

Grupos | Comissões trabalham pelas comemorações

Na base da construção do vasto programa estão várias comissões, criadas para ajudar
a celebrar o grande marco da Democracia portuguesa. Da Comissão Executiva fazem parte Joaquina da Graça, coordenadora das comemorações, Anabela Santos, Carla Carambola, Laura Farinha, Sebastião Patrício e Susana Sousa. Todos estes são nomes a quem compete “desenvolver todo o processo técnico ou administrativo” das iniciativas, como explica a autarquia de Sesimbra.

Conta-se ainda a Comissão Promotora onde constam os nomes de presidentes da autarquia, das juntas de freguesia e respectivas assembleias (municipal e freguesias), bem como representantes de todos os partidos políticos na autarquia e movimentos de cidadãos.

Já da Comissão de Honra fazem parte ex-autarcas, e mais uma vez os presidentes das juntas de freguesia e assembleias, directores dos agrupamentos de escolas do concelho, personalidades do concelho – por exemplo Justiniano Costa e Fernando António (militares de Abril) – e, associações e organizações que compõem o movimento associativo em Sesimbra.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -