28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraCâmara de Sesimbra cessa acordo com a APA para abertura da Lagoa...

Câmara de Sesimbra cessa acordo com a APA para abertura da Lagoa de Albufeira

Operação da Agência Portuguesa do Ambiente totalizaram, nos últimos dois anos, perto de 55 mil euros

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sesimbra cessou o acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para abertura da Lagoa de Albufeira ao mar, assinado em 2022.

A denúncia do protocolo foi aprovada, na quarta-feira, em reunião de câmara.

Segundo a autarquia, na base da decisão está a falta de resposta da APA aos ofícios enviados pelo município relativos ao financiamento das operações de abertura da Lagoa realizadas em 2022 e 2023, e também para os anos seguintes, uma vez que o protocolo era válido até 2027.

- PUB -

“Recorde-se que, para além do referido protocolo, ficou pendente a assinatura de um contrato inter-administrativo que permitiria que a APA financiasse estas operações, à semelhança do que aconteceu em 2020, e que resultou no financiamento dos trabalhos nesse ano e em 2021”, explica a autarquia em comunicado.

Apesar da ausência de resposta da APA, a Câmara de Sesimbra diz ter cumprido sempre a sua parte do compromisso, ao assegurar a abertura da Lagoa em 2022 e 2023, com recurso ao orçamento municipal.

No conjunto dos dois anos, as operações totalizaram perto de 55 mil euros e, segundo a autarquia, caso a ligação ao mar não tivesse sido assegurada em tempo oportuno, as consequências em termos ambientais e económicos para a Lagoa e para o próprio concelho poderiam ser imprevisíveis.

- PUB -

No documento de denúncia do acordo a autarquia exige ainda que o concelho de Sesimbra “não seja discriminado e que a Lagoa de Albufeira seja tratada em igualdade de circunstâncias relativamente às restantes lagoas de norte a sul do país, onde a abertura regular é inteiramente diligenciada e suportada pela APA”.

“Neste momento, mesmo que a autarquia pretendesse assegurar a operação em 2024, estaria impedida de o fazer, em virtude da emissão, em 2023, da Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (DCAPE) para o projecto Abertura e Desassoreamento da Lagoa de Albufeira, que determina que esta operação não pode ser efectuada em 2024 sem respeitar o disposto na Declaração de Impacte Ambiental e na DCAPE”, refere a Câmara Municipal de Sesimbra.

O município exige também que a APA implemente, no melhor prazo, o projecto referido, com as condições constantes da Declaração de Impacte Ambiental.

Na nota, o município recorda que, ao longo dos anos, tem estado sempre na linha da frente na abertura da Lagoa, com vista à preservação da qualidade das águas interiores, fundamentais para o equilíbrio do ecossistema lagunar e dos valores ambientais da Lagoa de Albufeira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -