28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraPassadiço na Praia do Ouro demorou mas “no fim do dia chegou...

Passadiço na Praia do Ouro demorou mas “no fim do dia chegou a bom porto”

Autarca Francisco Jesus identifica dificuldades em todo o processo mas valoriza a segurança da nova artéria

 

- PUB -

“Era o que nos faltava para conseguirmos ter uma vila acessível desde a sua ponta nascente à poente em segurança”. Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, mostrou-se satisfeito com o final da empreitada do passadiço que liga a Praia do Ouro ao porto de pesca da vila sesimbrense.

Dificuldades foram muitas, como admite o próprio autarca, começando pelo tempo da empreitada que se estendeu mais do que o previsto. “Conseguimos, de certa forma ainda com muitas dificuldades. A empreitada não correu bem e foi muito difícil. Houve apenas uma empresa que ficou qualificada, que efectivamente ganhou o concurso, era para iniciar em Junho, era para iniciar em Julho, em Agosto tivemos de fazer uma démarche muito grande com a empresa, o prazo de execução era Novembro, depois passou para Dezembro, e o que sucedeu é que só na semana passada é que tivemos efectivamente o final das obras”.

Adianta também que, durante os vários meses em que decorreu a obra, sentiram-se bastantes constrangimentos de trânsito mas tudo por uma boa causa. “Não foi um processo fácil, com todas as dificuldades que tivemos até de relação contratual, o impacto negativo que criou durante um largo período no acesso aqui ao Porto de Sesimbra, nomeadamente porque tivemos parte da via encerrada ao trânsito, o acesso, que era apenas feito num dos sentidos com semáforos. Foi difícil, mas no final do
dia chegámos a bom porto”.

- PUB -

Cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se esta quarta-feira, junto à escadaria de acesso à Praia do Ouro, para o momento de descerramento da placa onde o edil se fez acompanhar de Laura Pinto Correia e Maria Gomes, presidentes das juntas de freguesia de Santiago e do Castelo, respectivamente.

A empreitada, já há muito pedida pelos visitantes e trabalhadores daquela zona, deveria ter sido realizada pela Infra-estruturas de Portugal (IP) – uma vez que o troço se encontra em parte de uma estrada nacional, da alçada desta empresa – mas dada a necessidade, foi o município que acabou por avançar apesar de ter seguido um plano diferente do que tinha sido primeiramente projectado.

“Candidatámo-nos com um projecto da IP, que era a entidade que deveria ter feito esta obra por se tratar de uma estrada nacional, mas depois tivemos que refazer todo o projecto, uma vez que o existente era de 2007, o que atrasou o processo”.

- PUB -

No final o resultado vai beneficiar toda a gente, porque, segundo o autarca, uma das maiores valências da nova artéria é a segurança que vai trazer. “Chegámos hoje ao final desta jornada com uma obra que, além de ser emblemática que também tem o aspecto estético, o aspecto de admiração daquilo que é também a zona da baía de Sesimbra. É também decisiva do ponto de vista da segurança para aqueles que trabalham, para aqueles que usam o porto e para aqueles que fazem todo este trajecto e agora podem fazê-lo em segurança desde a marginal nascente até ao pontão, que toda a gente gosta de fazer, de forma completamente segura”, acrescentou ainda Francisco Jesus.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -