27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaMunicípio exige reabilitação urgente da EN 379 à Infraestruturas de Portugal

Município exige reabilitação urgente da EN 379 à Infraestruturas de Portugal

Moção reivindicativa aprovada por unanimidade. Reiterada necessidade de concretização de uma via variante

A Câmara Municipal de Palmela exige que a Infraestruturas de Portugal (IP) reabilite, com carácter de urgência, a Estrada Nacional (EN) 379, entre S. Gonçalo e Volta da Pedra. E ao mesmo tempo reitera a necessidade de concretização de uma variante àquela via até 2030. As reivindicações estão vertidas numa moção aprovada, por unanimidade, pelo executivo municipal na reunião descentralizada do passado dia 20.

- PUB -

A autarquia quer ver a EN 379 rapidamente repavimentada e devidamente sinalizada (horizontal e verticalmente), já que esta é uma “via estruturante na península de Setúbal”, sendo que “serve hoje milhares de pessoas que vivem e trabalham na região”.

“A forte atractividade turística do território Arrábida representa pressão acrescida sobre esta estrada, a par do tráfego de veículos pesados, que se deslocam para o Parque Industrial da Autoeuropa e o hub logístico e empresarial de Vila Amélia, em expansão”, justifica o município no documento. “A centralidade estratégica da região e a intensa utilização da EN 379 não têm sido tidas em conta por sucessivos governos, que deixaram esta via chegar a um estado lastimável, com piso muito danificado e irregular, sinalização horizontal e vertical deficiente e bermas mal-tratadas fora dos perímetros urbanos, o que coloca em risco transeuntes e as populações”, reforça.

A edilidade lembra que no ano passado, após várias diligências com a tutela, foi informada da “intenção da IP realizar uma intervenção de reabilitação entre 2024 e 2025”, porém, vinca, “urge a formalização” desse compromisso.

- PUB -

“Sendo esta intervenção inadiável, não podemos perder de vista a reivindicação, com cerca de três décadas, por uma via variante para descongestionar o trânsito, aumentar a qualidade de vida das populações, com ganhos ambientais e de segurança no coração destas localidades, e melhorar os acessos às áreas de actividades económicas”, sustenta o município, que decidiu dar conhecimento da moção a várias entidades, como Presidente da República, presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, grupos parlamentares, órgãos representativos das autarquias e freguesias, além da própria IP.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -