27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaMunicípio e SEIES defendem papel feminino com mais de duas mãos cheias...

Município e SEIES defendem papel feminino com mais de duas mãos cheias de iniciativas

Cinema, desporto, exposições e espectáculos preenchem programa, que arranca quinta-feira e estende-se até finais de Abril

A igualdade de género é para se agarrar com as duas mãos e, em Palmela, a promoção pelos direitos do feminino vai assinalar-se com mais de uma dezena de iniciativas distribuídas por dois meses, a partir da próxima quinta-feira (véspera do Dia Internacional da Mulher) e até 27 de Abril.

- PUB -

“Cinema, desporto, exposições, espectáculos, debates e encontros temáticos” são actividades que integram o cardápio comemorativo do 8 de Março preparado com o objectivo de “alertar e sensibilizar para a contínua necessidade da promoção da igualdade entre mulheres e homens”, revela a Câmara Municipal, responsável pela organização das celebrações em conjunto com a Palmela Desporto e a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

Uma aula aberta, de ginástica localizada, na Piscina Municipal de Pinhal Novo (19h30) e a primeira de duas noites consecutivas dedicadas à sétima arte, com projecção de curtas e longas metragens do festival internacional de cinematogafia feminina (Olhares do Mediterrâneo) no Auditório Municipal Rui Guerreiro (21h30), abrem as comemorações já na quinta-feira, 7.

E para o Dia Internacional da Mulher estão reservadas duas actividades nas piscinas municipais de Palmela e Pinhal Novo, natação e aikido, respectivamente. No sábado, 9, vão ser distribuídas ofertas às mulheres nos mercados municipais das duas freguesias. Neste dia, a Biblioteca Municipal de Palmela acolhe (16h00) a apresentação de uma reportagem multimédia da revista Divergente, sobre Luísa Tito de Morais e Maria Machado Pulquério, que actuaram na clandestinidade antes do 25 de Abril de 1974 (com a presença das duas protagonistas).

- PUB -

O cruzamento da mulher com a Revolução dos Cravos não ficará por aí. No Centro Comunitário Monte do Francisquinho, no dia 14 (das 15 às 17h30), vai haver “Conversas de Abril” com o foco no “empreendedorismo no feminino”.

Ainda no mesmo local, bem como noutros pontos do concelho, ao longo deste e do próximo mês, a SEIES leva a efeito a 1.ª edição do programa “Palmela Março Mulher”, com a realização de “exposições, espectáculos, debates, encontros temáticos e outras actividades para a promoção da igualdade entre mulheres e homens”, destaca o município.

A 6 de Abril, a Biblioteca Municipal de Palmela exibe (15h00) o filme “Conceição Matos: coragem hoje, abraços amanhã”, com a presença dos realizadores. Depois da exibição, a URAP apresenta o livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.

- PUB -

Para 20 e 27 de Abril está programada uma acção de esclarecimento subordinada ao tema “Igualdade na vida local – o papel do associativismo”, promovida pela “Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social”, no Centro Comunitário Monte do Francisquinho. No último dia das comemorações, 27 de Abril, realiza-se ainda (16h00) a leitura de textos alusivos à mulher e à liberdade, ao longo de um percurso a efectuar pelo centro de Águas de Moura.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -