3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPintura dos medalhões do Chafariz de D. Maria I prestes a avançar

Pintura dos medalhões do Chafariz de D. Maria I prestes a avançar

Estudo cromático e estratigráfico já foi apresentado. Município aguarda agora por “luz verde” da Direcção-Geral do Património Cultural

 

- PUB -

A pintura dos medalhões do Chafariz de D. Maria I, na vila de Palmela, é para “avançar em breve”, anunciou a Câmara Municipal sem precisar a data específica do início dos trabalhos, até porque ainda aguarda pela aprovação da Direcção-Geral do Património Cultural.

“Este chafariz monumental remonta ao século XVIII e está classificado como monumento de interesse público. Por esse motivo, a repintura dos medalhões tem de ser realizada por técnicos credenciados em conservação e restauro, obedecendo a critérios e metodologias próprias, sujeitas a aprovação pela tutela”, explica a autarquia, ao mesmo tempo que lembra um dos requisitos previstos. “Um dos princípios é que a pintura se aproxime o mais possível da original, quer ao nível de cores e tons quer ao nível do tipo de pigmentos.”

Para o efeito, o município realizou entre Julho e Agosto deste ano um “estudo cromático e estratigráfico dos medalhões do chafariz”, cujos resultados foram dados a conhecer no passado sábado em sessão pública realizada na Biblioteca Municipal de Palmela.

- PUB -

A apresentação foi orientada pelos investigadores Frederico Henriques, da Universidade Católica do Porto, e Ana Bailão, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em representação da empresa Intonaco, responsável pelo estudo que, entre outras operações, consistiu na “recolha de imagens antigas do chafariz”, na “análise do brasão da vila”, na “compreensão da heráldica e das cores associadas”, na “consulta de tratados e artigos científicos sobre pigmentos” e na “análise de relatórios de intervenções de restauro anteriores”.

A sessão foi dinamizada ao abrigo do projecto “Eu Participo Munícipes”.

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -