27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaMunicípio lança concurso para projecto da 2.ª fase da Ribeira da Salgueirinha

Município lança concurso para projecto da 2.ª fase da Ribeira da Salgueirinha

Álvaro Amaro realça importância do investimento: “É uma obra para o milénio”. Acordo com a tutela prevê conclusão da obra em 2027

 

- PUB -

A 2.ª fase da regularização da Ribeira da Salgueirinha vai avançar. A Câmara Municipal de Palmela decidiu lançar o concurso público internacional para elaboração do projecto da empreitada pelo preço-base de 230 mil euros, acrescido do IVA em vigor.

Os trabalhos vão incidir numa extensão de 7,6 quilómetros, entre a zona da nascente (Serra do Louro) e o início da zona intervencionada na 1.ª fase (Vale do Alecrim). O investimento total da obra está estimado em 5,5 milhões de euros. E, segundo o município, “está prevista a comparticipação da obra pelo Fundo Ambiental em 85%, até ao máximo de 3,7 milhões de euros”. A diferença será suportada pela autarquia.

“É a coragem de avançar para mais um grande projecto estratégico, em alinhamento com os objectivos de desenvolvimento sustentável. Trata-se de regularizar mais sete quilómetros de linha de água, desde o Vale de Alecrim até à Quinta do Anjo”, realça Álvaro Balseiro Amaro, líder do executivo municipal de Palmela, ao mesmo tempo que reforça a importância do investimento para o território local. “É uma obra para o milénio, porque reduz as zonas ameaçadas por cheias, inundações, permite resistir melhor aos picos de pluviosidade, protege o património e as pessoas, e ficamos ali com um corredor equilibrado com plantações e vegetação autóctone.”

- PUB -

O edil deixa ainda uma bicada à Administração Central. “São obras que nenhum governo conseguiu fazer e que têm sido assumidas pela autarquia, com a comparticipação, é verdade, da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]”, lembra.

A conclusão desta 2.ª fase da regularização da Ribeira da Salgueirinha, de resto, já não ocorrerá no actual mandato, admite o autarca. “O acordo que temos com a tutela é para que a obra esteja concluída em 2027”, revela.

Estudos e avaliação ambiental

- PUB -

De acordo com o município, o projecto de execução “deve apresentar soluções que privilegiem a utilização de materiais naturais”. E a sua elaboração “implica a realização prévia do estudo hidrológico, que deverá servir de base ao estudo hidráulico, a desenvolver na fase de estudo prévio e a ser submetido à apreciação da APA”.

Conjuntamente com o estudo prévio, explica ainda a edilidade, “será elaborado um estudo de avaliação de impacte ambiental”, o qual “deverá ter em consideração as recomendações da APA no desenvolvimento da solução proposta”.

Para trás (leia-se: concluída) ficou a 1.ª fase da empreitada, que permitiu regularizar cinco quilómetros a ligar o Vale do Alecrim e a Lagoa da Brejoeira, em Pinhal Novo. Esta empreitada representou um investimento que ultrapassou os 3 milhões de euros, com o Fundo Ambiental a financiar 85% do montante. A restante verba foi garantida pelo município, que assumiu os projectos e o acompanhamento da obra.

Com cerca de 13 quilómteros, a linha de água que constitui a regularização da Ribeira da Salgueirinha “atravessa os aglomerados de Quinta do Anjo, Lagoinha e Pinhal Novo” e “estava identificada há vários anos como uma necessidade imperiosa, reivindicada pelo município e pelas populações junto do Estado Central, face à reduzida capacidade de escoamento do seu leito”, sublinha a autarquia, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -