28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaÁlvaro Amaro e a Festa das Vindimas: “Foi um enorme sucesso que...

Álvaro Amaro e a Festa das Vindimas: “Foi um enorme sucesso que honra os 60 anos de um certame de referência”

Comemorações terminam hoje. Autarca dá nota máxima à edição deste ano, que considera ter sido uma das mais participadas de sempre

 

- PUB -

A Festa das Vindimas em Palmela chega hoje ao fim, com a realização de mais um cortejo (23 horas) e o concerto de Emanuel, a partir da uma da madrugada, como principais destaques da programação. E, à entrada para o último dos seis dias das festividades, Álvaro Balseiro Amaro não tem dúvidas: “Foi mais uma edição de enorme sucesso, que honra sobremaneira os 60 anos de um certame de referência regional e nacional”.

“Uma edição de sucesso que tem ultrapassado todas as dificuldades, inclusive as colocadas por São Pedro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Palmela, numa alusão às condições climatéricas sentidas em alguns dos últimos dias.

Em jeito de balanço antecipado a esta 60.ª edição da principal expressão festiva da vila de Palmela, o autarca é peremptório ao reforçar que esta “foi a melhor forma de prestar homenagem aos fundadores, a todos os homens e mulheres que fizeram acontecer cada edição, que criaram e exultaram a marca da Festa das Vindimas”. “A Associação das Festas e a comunidade estão de parabéns. Esta foi uma das edições mais participadas”, considerou, ainda que se escuse a avançar com qualquer estimativa numérica.

- PUB -

“Temos tido muitos visitantes, tem havido muito convívio, os espectáculos e as actividades de animação têm recebido muita gente, mesmo os momentos que são para nós mais emblemáticos e inigualáveis. O cortejo, por exemplo, mesmo com chuva teve uma participação, uma moldura humana, impressionante. Ninguém arredou pé”, justificou.

Para Álvaro Amaro, esta edição fica ainda marcada “por evocar um conjunto de valores que Palmela tem”. O autarca referia-se, particularmente, ao movimento associativo. “Palmela, além dos melhores vinhos do Mundo, é uma terra de culturas, música, teatro, desporto, e foi muito interessante este ano fazer-se a evocação das associações, que também são uma marca do concelho. O associativismo tem também um contributo muito forte na festa”, observou, antes de salientar que a Festa das Vindimas “é também a exaltação de uma comunidade muito orgulhosa”.

Largadas, cortejo e música

- PUB -

O programa deste último dia do certame arranca com mais uma largada de toiros (17 horas). Uma hora depois realiza-se o “3.º Troféu de Karting Festa das Vindimas”, seguindo-se um “Sunset” promovido pela Associação C.R.Inspira#Atitude, no Largo São João (19 horas).

Para as 21h30 está agendada a actuação de Mingos e Samurais e, uma hora e meia mais tarde, sai à rua o “Cortejo das Vindimas 2023”. À meia-noite cumpre-se a última largada de toiros e, cerca de meia-hora depois, as selecções musicais do DJ Mauro prometem animar o Largo Jacinto Augusto Pereira. Um dos momentos mais aguardados da festa é a subida ao palco principal, no Largo São João, do cantor Emanuel que acontece pela uma hora da madrugada. No mesmo largo, mas no palco “Adegas Wine Lounge”, a partir das duas da manhã, a animação musical estará a cargo do DJ Pedro Monchique.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -