27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoConstrução de embarcação típica do Tejo lançada a concurso por 590 mil...

Construção de embarcação típica do Tejo lançada a concurso por 590 mil euros

Aquisição vai contar com financiamento comunitário. Barco terá 16,5 metros e uma lotação de 45 passageiros mais dois tripulantes

A Câmara Municipal do Montijo vai abrir um concurso público para aquisição de uma embarcação típica do Tejo, a construir de raiz, pelo preço-base de 590 mil euros acrescido de IVA e prazo de entrega de 24 meses. A abertura do procedimento foi aprovada pelo executivo, por unanimidade, na reunião pública de quarta-feira passada.

- PUB -

A embarcação para navegação à vela, do tipo bote-fragata e que será denominada “Gaivota de Montijo”, terá como principal objectivo “assegurar uma actividade regular no Estuário do Tejo, predominantemente destinada a uma utilização turística e à participação em eventos da tradição e da cultura local”, revelou o município. E, de acordo com Nuno Canta, presidente da autarquia, irá constituir-se como “elemento de identidade e de património náutico” local, que permitirá “levar o nome do Montijo pelo Tejo fora”, funcionando como “um cartão de visita”.

As características da futura embarcação estão também definidas. Segundo a edilidade, a “Gaivota de Montijo” terá “um comprimento total de 16,5 metros e uma lotação de 45 passageiros mais dois tripulantes”.

O investimento vai contar com financiamento comunitário, uma vez que a Câmara Municipal já havia decidido, em Fevereiro de 2023, aderir ao GAL ADREPES Costeiro, ao abrigo do Programa MAR 2030, conforme recordou o líder do executivo. “O programa comunitário desenvolvido pela ADREPES, em que o Montijo está presente, vai permitir ter financiamento comunitário para esta embarcação”, disse.

- PUB -

A aquisição da embarcação, faz notar o município, resulta “do reconhecimento da importância em preservar o património náutico tradicional”. Nesse âmbito, “é fundamental” que a futura “Gaivota de Montijo” se apresente “genuína e demonstrativa da tradição e autenticidade de todos os seus componentes”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -