28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoDesfile nocturno aguçou apetites e corso de terça valeu por dois

Desfile nocturno aguçou apetites e corso de terça valeu por dois

Celebrações contagiantes e arrebatadoras. Fernando Caria realça associações e adesão de público. Ninguém arredou pé, mesmo com chuva

 

- PUB -

No sábado o desfile nocturno já havia gerado fortes expectativas e aguçado apetites. Mas a verdadeira confirmação do êxito chegou três dias depois. O corso vespertino no dia do Entrudo, em Montijo, valeu por dois – pelo da própria terça-feira e pelo de domingo anterior que fora cancelado face às condições climatéricas adversas –, tal foi a qualidade apresentada, quer pela decoração dos carros alegóricos quer pelos cerca de dois mil participantes trajados a rigor quer, ainda, pela capacidade de atracção de público ao centro da cidade.

Desde a saída da frente ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República, o cortejo de terça-feira, mesmo “salpicado” por alguma chuva, revelou-se tão contagiante como arrebatador. A cor, os ritmos – marcados pelas charangas de “O Cavalinho”, “Alegria” e “Fresquinhas” – e a folia foram constantes e conquistaram a moldura humana que resistiu à “pontaria” de São Pedro.

“As previsões meteorológicas levaram ao cancelamento do cortejo de domingo, mas os desfiles de sábado à noite e de terça-feira à tarde foram muito bons. No corso de terça-feira foi incrível como as pessoas não arredaram pé, muitas delas mesmo sem estarem munidas de guarda-chuva”, diz Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

- PUB -

O autarca realça “a participação massiva das associações do concelho” em cada um dos corsos – “cerca de duas mil pessoas”, sublinha – a que se somou uma boa “adesão individual” de foliões. Os 10 carros alegóricos, considera, apresentaram-se “muito bem elaborados” e, em jeito de balanço, os números foram extremamente animadores. “Estou convicto de que nos dois desfiles o Montijo recebeu cerca de 45 mil visitantes. Restaurantes e cafés estiveram cheios, foi muito bom para o comércio local.”

O espectáculo musical realizado logo após o desfile de terça-feira e os mergulhos da praxe nas águas do Tejo, protagonizados por elementos dos “Comilões”, acrescentaram dimensão às comemorações carnavalescas do Montijo, organizadas pela Associação Somos Peixinho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -