1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoConstrução de ciclovia entre Montijo e Atalaia vai a concurso por 251...

Construção de ciclovia entre Montijo e Atalaia vai a concurso por 251 mil euros

Autarquia aprova procedimentos para a empreitada, que ainda não recebeu ‘luz verde’ da Infraestruturas de Portugal

 

- PUB -

A construção da ciclovia de ligação entre Montijo e Atalaia vai ser lançada a concurso por 251 mil e 770 euros, valor a que acresce a taxa de IVA em vigor. O preço-base ficou decidido na reunião pública descentralizada que decorreu na última quarta-feira, na sede da Junta da União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

A proposta que, além do preço-base, autoriza a realização da “despesa, a escolha do procedimento, a aprovação das peças do procedimento, a designação do júri do procedimento e do gestor do contrato” foi aprovada por unanimidade.

Significa isto que o município está agora em condições de poder avançar para a abertura do concurso público para adjudicação da empreitada. De acordo com a autarquia, a futura ciclovia de ligação entre Montijo e Atalaia “será semelhante às existentes na cidade, com cor vermelha e 3,20 metros de largura”.

- PUB -

“A ideia é construir a ciclovia na lateral da Estrada Nacional [EN] 4, a qual vai ser desclassificada para Estrada Municipal [EM], uma vez que no próximo ano se irá iniciar a obra da variante da Atalaia”, disse Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo. Porém, a desclassificação da EN4 para EM poderá até vir a ser antecipada, caso o município assim o aceite, de forma a poder avançar com a construção da ciclovia, já que, até ao momento, a Infraestruturas de Portugal (IP) – responsável pela gestão directa das estradas nacionais – não deu autorização para a execução da empreitada.

Segundo o autarca, o município já enviou “um segundo pedido de autorização” à IP, no qual responde “às debilitações” que foram apontadas por aquela empresa pública ao projecto, como a ausência de “calha ómega em parte do percurso” para proteger “os peões da circulação automóvel”. A autarquia aguarda agora resposta da IP. E se a resposta não for positiva, a solução para que o município possa avançar com a obra, admitiu o edil, passará por “aceitar mais cedo a desclassificação da EN4, com todas as consequências que isso traz para a Câmara, como a responsabilidade de manutenção da estrada”.

A obra tem como objectivo “melhorar a acessibilidade e segurança de circulação” e, ao mesmo tempo, possibilitar uma “perfeita interligação” entre Montijo e Atalaia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -