28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoAutarquia vai adquirir viatura pesada para recolha de resíduos sólidos

Autarquia vai adquirir viatura pesada para recolha de resíduos sólidos

Concurso público a lançar para compra do veículo tem o preço-base de 253 mil euros, ao qual acresce IVA

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Montijo vai reforçar a frota que opera na área da higiene urbana com mais uma viatura pesada para recolha de resíduos sólidos. A aquisição do veículo representa um investimento estimado em mais de 253 mil euros.

Pelo menos esse é o preço-base – ao qual acresce o valor da taxa de IVA em vigor – inscrito no concurso público, com publicidade internacional, que o município vai lançar para efectuar a compra da viatura. A proposta para abertura do procedimento foi aprovada, por unanimidade, pelo executivo na reunião pública de quarta-feira,3.

O veículo deve apresentar a “lotação de três lugares”, o “peso bruto homologado de 26 toneladas” e uma “superestrutura de recolha, com uma capacidade útil, executando a cuba de recepção de resíduos, entre 15 e 16 metros quadrados”, lê-se nas condições técnicas do caderno de encargos. A viatura deve contemplar uma “cuba de recepção de resíduos com volume superior a 2,2 metros cúbicos, garantindo pelo menos a descarga consecutiva de dois contentores de 1 100 litros”, além de uma “grua instalada na parte superior da superestrutura para movimentação de contentores enterrados e semienterrados”.

- PUB -

Os sistemas hidráulico e eléctrico da superestrutura “devem encontrar-se preparados para alimentar a grua, garantindo assim um funcionamento conjunto, com baixa emissão sonora e em total segurança”.

O município justifica a compra da viatura com a “necessidade de apetrechar os serviços de higiene urbana de viaturas que permitam uma eficaz resposta às exigências”.

Acção PSD limpa “mandonguedo”

- PUB -

Cerca de duas dezenas de pessoas participaram na acção cívica de recolha de lixo e protesto, que a Comissão Política da Secção do Montijo do PSD promoveu na manhã do último sábado na cidade. Equipados com luvas azuis e t-shirts laranjas – estampadas à frente com o lema “limpamos o mandonguedo” e atrás com a frase “já só faltam 350 votos para mudar o Montijo” –, os social-democratas fizeram ponto de mira à gestão PS da Câmara Municipal, ao mesmo tempo que desenvolveram a acção. No final posaram para a posteridade com o produto do trabalho efectuado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -