27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoTranstejo poderá reposicionar actividade caso o aeroporto do Montijo se concretize

Transtejo poderá reposicionar actividade caso o aeroporto do Montijo se concretize

O Grupo Transtejo, que garante a ligação fluvial entre Lisboa e a margem Sul, informou que a concretizar-se o novo aeroporto do Montijo poderá reposicionar a sua actividade “face à procura estimada”.

- PUB -

Depois das informações de que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) viabiliza a escolha por reconverter a base aérea para uso civil, a empresa, em resposta escrita, considerou prematuro pronunciar-se, mas referiu que se a nova estrutura avançar “poderá significar o reposicionamento da sua atividade face à procura estimada”.

“Será expectável a reformulação da oferta, por forma a disponibilizar aos futuros passageiros do aeroporto do Montijo a possibilidade de chegarem pelo rio Tejo, dispondo de um serviço de transporte rápido e confortável”, segundo o grupo.

Na quinta-feira, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu serem “ultrapassáveis e passíveis de ser mitigados” os impactos ambientais na construção do futuro aeroporto do Montijo. Em declarações à agência Lusa, o ministro manifestou-se confiante no sucesso do projecto, sublinhando que a opção do Montijo “é a melhor opção”.

- PUB -

“Este relatório não trouxe surpresas em relação ao que esperávamos. É uma infraestrutura que já serve de pista de aterragem (militar) e que neste caso terá uma mudança no seu uso, passando a ter também uma utilização por civis”, apontou o governante. Sobre os alertas e sugestões deixadas por este estudo, Pedro Marques disse apenas que os impactos apontados “são limitados e capazes de ser mitigados”.

Entretanto, o governante adiantou que a concessionária do aeroporto, a ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, já submeteu este relatório à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade a quem caberá emitir um parecer final sobre os impactos ambientais.

“Abre-se aqui um processo de avaliação e de consulta pública e esperemos que, no final do ano, a APA possa emitir uma declaração de impacto ambiental favorável”, perspectivou o ministro. Para o governante, a opção no Montijo “é a mais eficiente” e a que “melhor servirá” a região de Lisboa e o país.

- PUB -

“Estamos confiantes no desenvolvimento deste processo para que a região de Lisboa e o resto do país não fiquem limitados no crescimento do turismo e da actividade económica por este constrangimento do aeroporto de Lisboa”, concluiu.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -